0,www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

SALMO 22 - O MESSIAS SOFRE, MAS TRIUNFA.

 

SALMO 22:1-31 1 DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? 2 Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. 3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. 4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. 5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos. 6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio* dos homens e desprezado do povo. 7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: 8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer. 9 Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. 10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe. 11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude. 12 Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. 13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. 14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. 15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. 16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. 19 Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. 20 Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. 21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens. 22 Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. 23 Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. 24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. 25 O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem. 26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente. 27 Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face. 28 Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações. 29 Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma. 30 Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração. 31 Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.

          INTRODUÇÃO

          O salmo 22, é um relato de Davi, porém, tem um significado profético mui grande, pois revelou o que aconteceria com o Messias no futuro. Literalmente, todo o salmo nós vemos o cumprimento no Novo Testamento, ou seja, ele era uma revelação de alguns detalhes que aconteceria com Cristo antes, na cruz do Calvário e depois, onde triunfaria, enfim, mostra o Senhor em seu presente ministério.

          Neste salmo o Senhor está na terra como servo sofredor, salmo seguinte o 23, o Senhor está no seu como Sacerdote e Pastor. No salmo 24 o Senhor está no céu como Rei.

* Versículos 1-2 - Porque desamparou Deus, não o ouviu?

SALMO 22:1-2 SALMO 22:1-31 1 DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? 2 Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.

          A palavra desamparar significa: abandonar; faltar socorro ou auxílio. Houve este desamparo, porque Jesus tornou-se maldição por nós seres humanos, fez-se pecado, mas não cometeu nenhum pecado (Cl 3:13; II Co 5:21).

          A mesma expressão deste salmo foi cumprida em Jesus Cristo (Mt 27:46; Mc 15:34).

GÁLATAS 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

II CORÍNTIOS 5:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

MATEUS 27:46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

MARCOS 15:34 E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

* Versículos 3-5 - Assim como Jesus passou, as vezes nós cristãos nos sentimos tristes, pensando que Deus não houve nossas orações, mas são momentos de provas, lutas. Mas Cristo orou e manteve-se firme a fé em Deus,  nós também devemos ser assim (Lc 22:40-44).

SALMO 22:3-5 3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. 4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. 5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.

LUCAS 22:40-44 40 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. 41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, 42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

          Mesmo num momento de angústia, Jesus reconheceu a santidade e grandeza de Deus, confiou Nele, assim deve ser o crente em Jesus (vers. 3), para que Deus o livre de todo o mal (vers. 4), livrados e não confundidos.

SALMO 22:3-4 3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. 4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.

* Versículos 6-8 - Relata mais uma predição* do Antigo Testamento que se cumpriu em Jesus.

SALMO 22:6-8 6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. 7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: 8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.

          Trataram Jesus com chicoteadas, bateram Nele, cuspiram, escarneceram*, enfim, tornou-se opróbrio* dos homens (Mc 10:33-34). Ainda diziam, se confiou no SENHOR que o livre (Mt 27:42; Lc 23:37), cumprindo-se (Mt 27:29-31; Mt 27:39), mas os humanos sem Deus, não entenderam os propósitos de Deus quanto a estes fatos.

MARCOS 10:33-34 33 Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios. 34 E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.

MATEUS 27:42 Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e crê-lo-emos.

LUCAS 23:37 E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo.

MATEUS 27:29-31 29 E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. 30 E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça. 31 E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.

MATEUS 27:39 39 E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,

* Versículos 9-11 - Desde o ventre Deus era com ele, preservou-o para o obra que tinha na vida dele.

SALMO 22:9-11  Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe. 10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe. 11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.

          Pois muito em breve, seria angustiado, seria "abandonado", enfim, cumpriria-se o plano de Deus de salvação. Também que através de Cristo Jesus fossemos sarados (Is 53:5), Deus não livrou-o da morte, ajudou a suportar (Hb 5:7). Deu-se a si mesmo por redenção (resgate, salvação) (I Tm 2:6).

ISAÍAS 53:5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

HEBREUS 5:7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.

I TIMÓTEO 2:6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

* Versículos 12-17 - Profecia que já relatava que Jesus seria rasgado, enfim, desconjuntaram Jesus. Ele se derreteu, suas forças se esgotaram, tendo a fortaleza espiritual de Deus (Mt 27:26-31; I Pe 2:24), pois rodearam de malfeitores em volta dele, ou seja, com os malfeitores foi contado (Lc 23:33; Mc 15:28).

SALMO 22-12-17 12 Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam. 13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. 14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. 15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. 16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.

MATEUS 27:26-31 26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. 27 E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte. 28 E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; 29 E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. 30 E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.

I PEDRO 2:24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

LUCAS 23:33 E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.

MARCOS 15:28 E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.

* Versículos 19-25 - Clamou por socorro.

SALMO 22:19-25 19 Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me. 20 Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão. 21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens. 22 Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. 23 Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel. 24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. 25 O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.

          Ele clamou socorro de Deus. E que cumpriria seus votos aos que o temem (Mt 11:28-29).

MATEUS 11:28-29 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

           Versículo 26 - Os mansos (bondosos) se fartarão, viverão eternamente (Mt 5:5-6).

SALMO 22:26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.

MATEUS 5:5-6 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Versículos 27-31 - Jesus seria conhecido entre as nações, o Salvador do mundo. Sua justiça, anunciada de geração em geração (Mc 16:15; I Tm 6:15).

SALMO 22:27-3127 Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face. 28 Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações. 29 Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma. 30 Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração. 31 Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.

MARCOS 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

I TIMÓTEO 6:15 A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

 

VOCABULÁRIO

Escarnecer: zombar.
Opróbrio: injúria; desonra; afronta infamante.
Predição: profecia.

 

Fonte:  Diácono Jadiel Tonet.