www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

A NATUREZA DO CARÁTER CRISTÃO.

 

          TEXTO ÁUREO

COLOSSENSES 3:1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

          VERDADE PRÁTICA

          Só o poder do Evangelho de Cristo é capaz de transformar e aperfeiçoar o caráter humano.

          LEITURAS DIÁRIA

* O homem foi criado com um caráter íntegro (Gn 1:26);
* O pecado corrompe o caráter (Gn 3:6-7);
* Cristo, por sua graça, restaura o caráter (Ef 4:23-24);
* Presevando o caráter (Cl 3:1, 12);
* O aprimoramento do caráter cristão (2 Pe 1:5-8);
* Alerta sobre a preservação do caráter (I Jo 2:15-17).

GÊNESIS 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

GÊNESIS 3:6-7 6  E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 7  Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

EFÉSIOS 4:23-24 23  E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24  E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

COLOSSENSES 3:1, 12 1  PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. ... 12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;

II PEDRO 1:5-8 5  E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6  E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7  E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 8  Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

I JOÃO 2:15-17 15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

          TEXTOS BÍBLICOS

EFÉSIOS 4:17-24 17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18  Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19  Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. 20  Mas vós não aprendestes assim a Cristo, 21  Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; 22  Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23  E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24  E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

          INTRODUÇÃO

          Ao longo deste estudo estudaremos o caráter do cristão. A despeito de ter sido criado à imagem e semelhança de Deus: santo, justo e perfeito (Gn 1:26-27; Ec 7:29; Ef 4:24), o homem não permaneceu nessa condição. Atingindo pelo pecado, teve sua natureza moral corrompida (Rm 1:18-32), necessitando assim da nova vida em Cristo (2 Co 5:17). Nesta lição refletiremos sobre o que afirma a Bíblia acerca do caráter do ímpio e do justo.

GÊNESIS 1:26-27 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

ECLESIASTES 7:29 Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.

EFÉSIOS 4:24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

ROMANOS 1:18-32 18  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; 25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; 29  Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30  Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31  Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32  Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

II CORÍNTIOS 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

          I. O CARÁTER HUMANO

          1. Definição.

          Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões (Pv 5:21; Pv 16: 2, 9; Pv 20:6, 11). O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais de seu grupo (Pv 11:17; Pv 12:2; Pv 14:14; Pv 20:27).

PROVÉRBIOS 5:21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas.

PROVÉRBIOS 16:2, 9 2  Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. ... 9  O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

PROVÉRBIOS 20:6, 11 6  A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará? ... 11  Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.

PROVÉRBIOS 11:17 O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.

PROVÉRBIOS 12:2 O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de intenções perversas ele condenará.

PROVÉRBIOS 14:14 O que no seu coração comete deslize, se enfada dos seus caminhos, mas o homem bom fica satisfeito com o seu proceder.

PROVÉRBIOS 20:27 O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.

          2. Aspecto bíblico-teológico do caráter

          A Bíblia é farta de ensinamentos referentes à virtude, à moral e ao caráter cristão. Os preceitos da Lei, especialmente os do Decálogo (Ex 20), as mensagens éticas dos profetas (Is 10:1-2; Hc 2), os ensinos de Jesus (Mt 5-7), e as doutrinas exaradas nas epístolas (Rm 12:9-21; I Pe 3:8-16), revelam a vontade Deus para a vida moral do homem (2 Tm 3:16).

ISAÍAS 10:1-2 1 AI dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. 2  Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!

ROMANOS 12:9-21 9  O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11  Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12  Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13  Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; 14  Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15  Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 16  Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17  A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. 18  Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; s e tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

I PEDRO 3:8-16 8  E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 9  Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. 10  Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 11  Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. 12  Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 13  E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? 14  Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; 15  Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 16  Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.

II TIMÓTEO 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

          3. O trabalho do Espírito no caráter do homem.

          Ao aceitar a Cristo como Salvador, o homem recebe da parte de Deus um novo caráter (2 Co 5:17). O Espírito Santo, por meio de suas ministrações (Rm 8:1:17; Gl 5:22-26), aperfeiçoa-o gradualmente (2 Co 3:18; I Pe 1:2). Na continuação, o Espírito da verdade passa a controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a ser moldadas por Ele (Rm 8:5-11). Uma vez que a imagem perdida no Éden fora restaurada, o homem passa aa experimentar e demonstrar uma vida de integridade (Gn 3:11-13; Rm 5:12; I Co 15:22, 45; Ef 4:23-24).

II CORÍNTIOS 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

ROMANOS 8:1:17 1  PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. 2  O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, 3  Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4  Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, 5  Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 6  Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. 7  A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 8  Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 9  Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, 10  Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. 11  Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; 12  Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha. 13  Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios. 14  Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15  E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. 16  Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

GÁLATAS 5:22-26 22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23  Contra estas coisas não há lei. 24  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25  Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26  Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

II CO 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

I PEDRO 1:2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

GÊNESIS 3:11-13 11  E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? 12  Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. 13  E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

ROMANOS 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

I CORÍNTIOS 15:22, 45 22  Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. ... 45  Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

EFÉSIOS 4:23-24 23  E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24  E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

          II. CARÁTER DOENTIO

          I. Insensibilidade moral.

          O pecado tem subtraído do ser humano toda a sua sensibilidade concernente aos princípios e valores morais. Sem que se perceba, sua natureza moral é corrompida (Rm 1:18-32), seu coração é endurecido (Hb 3:7-19) e sua consciência é cauterizada (I Tm 4:2; Ef 4:18). É nesse ponto que o homem se torna insível à voz do Espírito, passando a praticar todo tipo de pecado, entristecendo ao Todo-Poderoso (Ef 4:31).

ROMANOS 1:18-32 18  Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23  E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24  Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; 25  Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito  ternamente. Amém. 26  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.  27  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28  E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;  29  Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30  Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31  Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32  Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

HEBREUS 3:7-19 7  Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8  Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. 9  Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. 10  Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. 11  Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. 12  Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13  Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14  Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. 15  Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. 16  Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. 17  Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18  E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? 19  E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

I TIMÓTEO 4:2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

EFÉSIOS 4:18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

EFÉSIOS 4:31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

          Portanto, é dever de todos os crentes observarem os limites estabelecidos pela Palavra de Deus, para que vivam "como astros no mundo" (Fp 2:15).

FILIPENSES 2:15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

          2. Permissividade

          É o que acontece quando o homem não resiste às forças do mal (Rm 12:2; Tg 4:7; I Pe 5:8-9). Há crentes aceitando e outros até buscando no comércio e na socidade, o que Jesus terminantemente rejeitou no deserto (Mt 4:3-11).

ROMANOS 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

TIAGO 4:7 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

I PEDRO 5:8-9 8  Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9  Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

MATEUS 4:3-11 3  E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5  Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6  E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. 7  Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10  Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11  Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

          3. Mentira

          Há muitas formas de mentira. Uma informação falsa passada como se fosse verdadeira constitui uma mentira. Alguém já disse que a mentira é igual cabo de ferramenta que dá em qualquer uma delas. É um tipo de pecado que permeia toda a raça humana em todas as épocas, culturas e civilizações (Sl 116:11). A mentira é do Diabo (Jo 8:44). Mas, Cristo é a Verdade que liberta (Jo 3:16; Jo 8:32, 36) e conduz o homem a uma vida pautada na realidade.

SALMOS 116:11 Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos.

JOÃO 8:44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

JOÃO 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

JOÃO 8:32, 36 32  E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho. ... 36  Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

          4. Malícia

          As palavras são o instrumento pelo qual o ser humano manifesta seus pensamentos, sentimentos, idéias e desejos, conformes as circunstâncias em que vive e com que se defronta (Mt 15:11, 18-20). O que o homem pensa e fala reflete seu caráter (Sl 5:9; Sl 7:9). A malícia é um pecado que macula e subverte o caráter cristão (Rm 1:29). Os maliciosos geralmente pensam e falam o pior acerca dos outros e vêem maldade em tudo (Sl 10:7; Lc 11:39). Para os tais, nada é puro (Tt 1:15). A fim de estarmos comprometidos com os valores celestiais (Fp 4:8; Cl 3:2-3), a Palavra de Deus nos admoesta a abandonarmos definitivamente toda malícia (I Co 14:20; Ef 4:31; Cl 3:8; Tt 3:3-5; I Pe 2:1-3)

MATEUS 15:11, 18-20 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. ... 18  Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. 19  Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20  São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

SALMOS 5:9 Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.

SALMOS 7:9 Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.

ROMANOS 1:29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

SALMOS 10:7 A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.

LUCAS 11:39 E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.

TITO 1:15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

FILIPENSES 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

COLOSSENSES 3:2-3 2  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3  Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

I CORÍNTIOS 14:20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

EFÉSIOS 4:31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

COLOSSENSES 3:8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

TITO 3:3-5 3  Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. 4  Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5  Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

I PEDRO 2:1-3 1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2  E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. 3  E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

          5. Concupiscência

          Trata-se dos desejos desenfreados, malignos, impuros, corruptores e pecaminosos que afetam o caráter do homem (Rm 1:24; Cl 3:5; I Pe 2:11; I Jo 2:14-17). A concupiscência se manifesta mediante o desejo descontrolado pelas coisas naturais desta vida a ponto de conduzir o indivíduo à satisfação desses impulsos por meios imorais e ilícitos (Tg 1:14-15). A Bíblia afirma que a única maneira eficaz de se vencer a concupiscência é andar no Espírito (Gl 5:16).

ROMANOS 1:24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

COLOSSENSES 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;

I PEDRO 2:11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;

I JOÃO 2:14-17 14  Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16  Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

TIAGO 1:14-15 14  Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15  Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

GÁLATAS 5:16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

          6. Cobiça

          A cobiça é um desejo impetuoso e desequilibrado de adquirir bens materiais, inclusive alheios. A prática da cobiça leva o homem à divida, ao roubo, à desonra, ao egoísmo, à fraude e, até, ao homicídio (I Tm 6:10).

I TIMÓTEO 6:10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

          7. Ambição

          O lado negativo da ambição é o desejo incontrolável de obter bens materiais ou posições, mesmo que a pessoa já possua essas e outras coisas. Esta atitude é o primeiro passo para que entre no coração do homem e orgulho. Deus, porém, aborrece tais coisas (Pv 16:5; Tg 4:6, 16). A ambição torna o home egoísta, rebaixa seus valores e transforma a sua maneira de agir com os seus semelhantes.

PROVÉRBIOS 16:5 Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.

TIAGO 4:6, 16 6  Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ... 16  Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

          III. COMO PRESERVAR O VERDADEIRO CARÁTER CRISTÃO

          1. Manter-se em comunhão com o Espírito

          O ser humano traz em sua natureza uma forte inclinação para o pecado (Rm 7:18-23; Pv 4:14-17). Trata-se de uma tremenda força maligna impossível de ser superada sem a ajuda divina. É justamente por isso que Deus nos enviou seu Espírito para habitar em nós, dando-nos a condição de andarmos em novidade de vida (Rm 6:4; 2 Co 5:17). Somento pelo Espírito Eterno, o crente pode caminhar seguro, resistindo aos desejos da carne (Rm 8:1, 9, 13; Gl 5:16).

ROMANOS 7:18-23 18  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 19  Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20  Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21  Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 22  Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23  Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

PROVÉRBIOS 4:14-17 14  Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. 15  Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. 16  Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar. 17  Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.

ROMANOS 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

II CORÍNTIOS 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

          Em Gálatas 5, o apóstolo Paulo enumera várias obras da carne que contaminam o caráter do homem sem Cristo (Gl 5:19-21). Todavia nesse mesmo capítulo encontramos um conjunto de valores espirituais que garante a saúde moral do crente (Gl 5:22).

GÁLATAS 5:19-22 19  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 22  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

          2. Conhecer a Palavra de Deus

          A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e prática do cristão. Ela  nos apresenta o padrão de comportamento necessário ao homem que deseja viver uma vida justa, sóbria e piedosa neste mundo (Tt 2:12). Ao longo da narrativa bíblica deparamo-nos com uma série de valores e virtudes morais e espirituais estabelecidas por Deus para o homem.

TITO 2:12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

          Todavia, estas qualidades indispensáveis ao ser humnao, só foram plenamente identificadas e vividas em Jesus. Hoje sabemos que essas santas virtudes estão ao alcance de todos, por meio da extraordinária obra do Espírito. É imprescindível ao homem conhecer muito bem as Escrituras e o poder de Deus para que não erre na busca de uma vida virtuosa diante de Deus e do próximo (Mt 22:29).

MATEUS 22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

          3. Disciplina

          A oração e o jejum, apesar de serem armas espirituais poderosas, são também instrumentos que auxiliam na disciplina do caráter cristão. O jejum, por exemplo, é um sacrifício que agrada a Deus e promove disciplina ao crente (Jz 20:26; I Sm 7:6). Portanto, o homem pode e deve pedir a Deus que o auxilie durante o tempo em que busca as virtudes espirituais, éticas e morais expostas na Palavra de Deus.

JUÍZES 20:26 Então todos os filhos de Israel, e todo o povo, subiram, e vieram a Betel e choraram, e estiveram ali perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia até à tarde; e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas perante o SENHOR.

I SAMULE 7:6 E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o SENHOR. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá.

          CONCLUSÃO

          Quando uma pessoa aceita a Cristo como Salvador de sua alma, experimenta, imediatamente, uma profunda modificação em seu interior.  Essa mudança é demonstrada não apenas nos relacionamentos, mas também nas escolhas, atitudes e responsabilidades assumidas durante a sua nova vida (Cl 3:1-17).

COLOSSENSES 3:1-17 1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3  Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. 5  Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6  Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; 7  Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. 8  Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10  E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11  Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. 12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. 17  E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

          VOCABULÁRIO

Especialidade: Qualidade do que é específico.
Moral: Conjunto de normas e condutas válidas para todas as pessoas em qualquer tempo ou lugar.
Virtude: Boa qualidade moral; força moral; valor.
 

Autor: Revista Lições Bíblicas, Jovens & Adultos - 3º trimestre de 2007 - A busca do caráter cristão, aprendendo com homens e mulheres da Bíblia - CPAD - Lição 1, 08 de julho de 2007, págs. 3 a 7.