www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

ADVERSIDADE E PERSEGUIÇÃO  AO CRISTÃO GENUÍNO.

 

          INTRODUÇÃO

MATEUS 5:10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

          As Escrituras afirmam que os fiéis a Deus são perseguidos por causa da justiça, por servirem fielmente a Deus conforme sua Palavra. Muitas vezes o cristão fiel é causa de tropeços para os que perecem, ou seja, atrapalham os planos de satanás, do próprio homem natural em seu pecado. Quanto mais fiel, mais é perseguido.

          Jesus nunca afirmou nas Escrituras que o cristão só viveriam no conforto (Jo 16:33), mas que odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (Mt 10:22).

JOÃO 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

          Bem-Aventuranças

MATEUS 5:10-11 10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

          Ao ser lido estes dois versículos, percebe-se  que é bem-aventurado o cristão que sofre perseguição por causa da justiça, sofre perseguição por causa de Jesus Cristo. Até mesmo o cristão é bem-aventurado quando falarem mal dele por causa de Jesus, isto é o que se refere a Bíblia. Mas o que é Bem-Aventurado? O que é justiça?

          Bem-Aventurado significa: Feliz; muito feliz; aquele que tem a felicidade do céu; santo.

          Justiça significa: Equidade; Cumprimento das exigências de um relacionamento correto com Deus. A justiça faz parte do caráter de Deus, em Isaías 11:5 diz: E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. Os que vivem no Reino de Deus é o que "O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal." (Is 33:15).

          Perseguiram os fiéis do passado

MATEUS 5:12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

          Vários exemplos são exemplificados na Bíblia de profetas, apóstolos, enfim homens de Deus que foram perseguidos e situações adversas tiveram, por causa da Palavra de Deus. A perseguição e/ou adversidades não significa que Deus não aprova o cristão se Ele for fiel, mas sim que ele está sendo luz no meio das trevas, pois as trevas luta contra a luz. E ao contrário do que parece, haverá galardão, como diz o texto supracitado aos que foram perseguidos e permaneceram fiéis a Deus, assim aconteceram com os profetas do Antigo Testamento, bem como com os cristãos no Novo Testamento.

LUCAS 21:12-17 12 Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. 13 E vos acontecerá isto para testemunho. 14 Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; 15 Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. 16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. 17 E de todos sereis odiados por causa do meu nome.

          Nesta predição futurística de Jesus, pode-se afirmar que  muitos foram e hoje estão sendo entregues a autoridades, presidentes para serem caçados, mortos, perseguidos por causa do amor a Jesus Cristo, mas Jesus ainda deixa uma dica (Lc 21:15) para não nos preocuparmos com o que falar ou lidar com a situação, o Espírito Santo é que concede estratégia e sabedoria. Façamos como o profeta Micaías, não profetizamos ou pregamos conforme a vontade do povo, conforme a vontade das autoridades, mas sim conforme a vontade de Deus. E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem. Porém Micaías disse: Vive o SENHOR que o que o SENHOR me disser isso falarei. (I Rs 22:13-14). O rei Acabe queria ouvir coisas boas, porém Deus usou o profeta e o mesmo revelou a vontade de Deus, mesmo sendo contra a vontade do rei de Israel.

          Os apóstolos também foram afrontados por causa de Jesus Cristo (At 5:40-41). Mas Pedro e os apóstolos falaram: Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. (At 5:29), de forma que não negaram ao Senhor, não deixaram de falar de Jesus.

ATOS 5:40-41 40 E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir. 41 Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.

          Israel foi um povo muitas vezes rebelde, matando os profetas que anunciavam a Jesus Cristo (At 7:52).

AT0S 7:52 A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;

          A tribulação ou prova, produz a edificação da fé

ROMANOS 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

TIAGO 1:2-3 2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.

I PEDRO 4:13-14 13 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.

          Há uma capacitação e edificação do Espírito Santo na vida do cristão afligido, tentado, sendo que produz a paciência, regozijo, alegria espiritual, a qual o homem natural não entende mas o espiritual discerne bem.

          O inimigo sempre perseguiu, desde o Jardim do Éden até aqui os que servem a Deus, mas em contrapartida Deus sempre fortaleceu os seus fiéis, basta resistirmos na fé. Além do mais, o texto (I Pe 5:9) afirma que não só nós somos perseguidos, mas antes de nós houve perseguição e se temos acesso a Palavra de Deus hoje, foi graças a Deus e os vasos que resistiram em preservar o Evangelho até nossos dias (I Pe 5:8:10).

I PEDRO 5: 8-10 8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

          Rejeição aos mensageiros, profetas de Deus

          Vemos em toda a Bíblia que não somente os ímpios rejeitavam as mensagens e profecias de Deus, mas o próprio povo que Deus havia escolhido, no nosso caso atual a igreja, rejeitavam a Deus e sua Palavra. Hoje, não é diferente, muitos tem acesso a Palavra, mas deixa permear em suas igrejas o mundanismo, heresias nos templos. Líderes que como os do passado, se preocupam com seus interesses e não a causa de Deus (I Tm 6:5).

I TIMÓTEO 6:5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

          Os líderes dos sacerdotes e o povo de Israel se tornaram cada vez mais infiéis, seguindo todas as práticas detestáveis das outras nações e contaminando o templo do SENHOR (II Cr 36:16). Várias vezes o SENHOR concedeu-lhes chances e o povo rejeitou os profetas, que é mesmo que rejeitar a Deus (Mt 23:34, 37).

II CRÔNICAS 36:16 Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor do SENHOR tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.

MATEUS 23:34, 37 34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; 37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

NEEMIAS 9:26 Porém se obstinaram, e se rebelaram contra ti, e lançaram a tua lei para trás das suas costas, e mataram os teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para ti; assim fizeram grandes abominações.

          O apóstolo Paulo na igreja dos Tessalônicos, anima os cristãos a continuarem firmes na fé, para padecer pela causa de Cristo, onde Paulo fala que não era só eles, mas os profetas antes deles tinha sidos perseguidos, não favoreceram os homens mas a Deus.

I TESSALONICENSES 2:14-15 14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, 15 Os quais também mataram o SENHOR Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,

          A promessa de salvação no Antigo Testamento era para vim através da mensagem de Israel, porém os mesmos após muitas oportunidades, viram os sinais e milagres, rejeitaram o Salvador do mundo e crucificaram o Rei dos reis (At 2:22-23).

ATOS 2:22-23 22 Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; 23 A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;

          Grandes adversidades e tribulações o povo de Deus teve que passar para nós estarmos hoje aqui, como servo do Altíssimo (Hb 11:33-34, 36-37)

HEBREUS 11:33-34, 36-37 33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, 34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. ...  36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados

          O Espírito Santo é o Consolo do cristão

JOÃO 15:26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

JOÃO 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

          Jesus antes de subir, disse aos discípulos que eles não ficariam sós, mas que o Espírito Santo guiaria, testificaria de Jesus (Jo 15:26), essa pessoa da Trindade de Deus nos concede o conforto na hora da angústia, ajuda nas fraquezas (Rm 8:26), e ficaria conosco até a vinda do Senhor Jesus ao passo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7-8).

II TESSALONICENSES 2:7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;

JOÃO 16:7-8 7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

ROMANOS 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

          Deus não rejeita os seus

SALMO 94:14 Pois o SENHOR não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança.

          Deus não abandona seu povo, nós é que abandonamos Deus. Mas como? Na dureza do coração, no pecado, na rejeição da sua Palavra, etc. Por isso pelas suas misericórdias infinitas (Lm 3:22), concede a seu povo várias oportunidades de arrependimento para que se convertam a Ele (I Sm 12:22; Ne 9:17; Sl 37:28).

I SAMUEL 12:22 Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.

NEEMIAS 9:17 E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste.

SALMO 37:28 Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

LAMENTAÇÕES 3:22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;         

 
Autor:  Jadiel Tonet.
(77) 9191-3110 - e-mail: jatojt@yahoo.com.br.

©  Os ESTUDOS BÍBLICOS, são permitidos e recomendado, a cópia e redistribuição gratuita, uso em links,  para que todos possam ser edificados na Palavra de Deus, desde que indique a FONTE e o SITE:

www.igrejacristafiladelfia.com