www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

AS SETE IGREJAS.

 

APOCALIPSE 1:4-6 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

          A necessidade de sete cartas bem diferentes reforça a importância de respeitar a autonomia de cada congregação. Estas sete igrejas se encontravam numa área relativamente pequena. Uma pessoa entregando todas as cartas faria um circuito de pouco mais de 500 quilômetros. Nesta área pequena, sete igrejas bem diferentes apresentaram características distintas. Jesus não enviou uma carta “ao bispo da Ásia” (não existia qualquer ofício de líderes regionais entre as igrejas primitivas) para resolver, de uma vez, todas as questões nas várias igrejas. As igrejas não eram subordinadas à autoridade de alguma hierarquia, e não havia laços estruturais entre congregações. Cada congregação era independente, com seus próprios desafios e sua própria personalidade. Cada uma recebeu um comunicado diretamente de Jesus, e lhe responderia diretamente pela sua obediência ou rebeldia. Ele não operou por meio de alguma hierarquia de autoridades eclesiásticas. As pessoas que querem seguir, hoje em dia, as instruções do Novo Testamento devem lembrar este fato. Não há base bíblica para criar ou manter organizações religiosas ligando congregações. As hierarquias nas denominações e as conferências e congressos estaduais, regionais, nacionais e internacionais são invenções de homens sem nenhuma autorização bíblica (ALLAN, DÊNIS).

          As 7 (sete) igrejas simboliza todas as igrejas da face da terra, ou seja, vemos que esses exemplos são os mesmos exemplos de igrejas existentes ainda hoje. Quando cita os 7 (sete) espíritos, representam a perfeição e o ministério do Espírito Santo à igreja.

          Quais são os 7 (sete) espíritos?

          No livro do profeta Isaías, nós vemos os exemplos (Is 11:2-4).

ISAÍAS 11:2-4 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,

          Como foi a revelação das 7 igrejas? E quais igrejas?

APOCALIPSE 1:9-11 9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. 10 Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 11 Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

          As 7 igrejas como supracitados são: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, cada uma com caracterísitcas, qualidades e/ou defeitos diferentes.

          Patmos é uma pequena ilha no mar Egeu, 80km ao sudoeste de Éfeso. João esteve prisioneiro ali, porque proclamava fielmente o Evangelho.

          DEFINIÇÃO DE CADA IGREJA

          ÉFESO*

APOCALIPSE 2:1-7  1 ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: 2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. 3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.  6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

          SIMBOLOGIA*

          É a fase inicial da história cristã. Esta igreja experimentou o primeiro amor, onde os apóstolos tiveram grande atividade em seu meio. Por toda parte houve um grande despertamento no nome de Jesus Cristo, ou seja, fazia-se a obra de Jesus. Pouco a pouco os apóstolos foram morrendo e o primeiro amor de Jesus Cristo foi se desfinhando. Vemos também a despedida do apóstolo Paulo de Éfeso (At 20:36-38).

ATOS 20:36-38 36 E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. 37 E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38 Entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até o navio.

          HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

          A igreja de Éfeso é a igreja apostólica ou a igreja pós-apostólica (30-100 d.C.). Como fama, havia perdido o primeiro amor (Ap 2:4).

          A cidade de Éfeso era a cidade mais importante da província romana da Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Historiadores calculam que a população desta cidade do primeiro século entre 250.000 e 500.000 habitante. Também era conhecida como a cidade de adoração da deusa da fertilidade, Artemis ou Diana.

          Paulo deixou Aquila e Priscila em Éfeso para correção de Apolo sobre o caminho do Senhor (At 18:18-26). Na sua terceira viagem Paulo voltou para Éfeso, para pregar a Palavra de Deus por três anos (At 19:1; 20:31).

ATOS 18:18-26 18 E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. 19 E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. 20 E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. 21 Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso. 22 E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia. 23 E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos. 24 E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 25 Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João. 26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.

ATOS 19:1 E SUCEDEU que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

ATOS 20:31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.

         A epístola aos efésios foi escrita por Paulo na prisão. Timóteo também foi deixado em Éfeso para edificar os irmãos (I Tm 1:3)

I TIMÓTEO 1:3 Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,

          Vemos que desde o início houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado, por exemplo: 1) Aquila e Priscila ajudaram Apolo (At 18:26); 2) Paulo advertiu dos falsos mestres entre eles (At 20:29-31); 3) Orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra Doutrina (I Tm 1:3).

ATOS 18:26  Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.

ATOS 20:29-31 29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.

          CONCEITO DOS VERSÍCULOS

          ... aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: ... (Ap 2:1 parte). Mostra o conhecimento e a soberania de Jesus em relação às igrejas. As setes estrelas, demonstra seu poder e domínio.

          Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, ... (Ap 2:2 parte). Jesus elogia várias qualidades da igreja de Éfeso.

          Deus quer dos seus servos que se dedicam a Ele e sua obra e não desistam (Tg 1:4). Jesus falou da importância da perseverança diante da perseguição (Mt 10:22; Rm 5:3; Tg 1:12). Contudo, devemos perseverar: na oração (At 1:14; Cl 4:2); na doutrina verdadeira (At 2:42; I Co 15:1); nas boas obras (Rm 2:7) e na graça de Deus (At 13:43). Vemos então que os efésios suportaram provas e não se desanimaram até quando foram perseverante.

TIAGO 1:4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

MATEUS 10:22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

ROMANOS 5:3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

TIAGO 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

ATOS 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

COLOSSENSES 4:2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

ATOS  2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

I CORÍNTIOS 15:1 TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.

ROMANOS 2:7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;

ATOS 13:43  E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.

          Éfeso botou a prova homens que alegavam ser apóstolos e foram achados mentirosos (I Jo 4:1).

I JOÃO 4:1 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

          A Bíblia orienta a testar o espírito que atua na autoridade espiritual.

I JOÃO 4:1 AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

          Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. (Ap 2:4). Jesus aponta só esta condenação à igreja de Éfeso. O fato dela ter se afastado do primeiro amor, ou seja, do amor verdadeiro a Jesus Cristo, isto foi se perdendo, hoje isto não é diferente.

          O problema dos efésios não foi a doutrina em si, mas do amor. Abandonaram os grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus (Mt 22:37-40). Quais são estes grandes mandamentos?

MATEUS 22:37-40 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

          Ir a igreja, obedecer alguns mandamentos, conhecer a doutrina correta não basta, tem que obedecer os mandamentos de Jesus por completo, esse sim é o amor sincero (II Co 11:3; Dt 10:12).

II CORÍNTIOS 10:3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

DEUTERONÔMIO 10:12-13  12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13 Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?

          Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; ... (Ap 2:5 parte).

         Jesus alerta a esta igreja para ela se recordar do ponto onde o primeiro amor se esfriou, assim devemos ser nós também, detectarmos onde erramos. Por exemplo: Não foram as alfarrobas dos porcos que levou o filho pródigo ao arrependimento; foi a lembrança da casa do pai.

          Sempre que cair, devemos como também deveria a igreja de Éfeso se arrepender e reconhecer a falha, arrependendo-se, para que Jesus possa perdoar e levantar novamente. O arrependimento é mudança de atitude, não é remorcio (At 8:22).

ATOS 8:22 Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;

          Há um conselho por parte de Cristo, para que a igreja primitiva volte a ser a igreja "desejada", volte a praticar as primeiras obras de amor (Jo 14:15). O arrependimento produzirá frutos (Mt 3:8). Se eles não se arrependerem, Jesus removeria o seu candeeiro, enfim não permaneceriam na comunhão abençoada com Ele.

JOÃO 14:15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

MATEUS 3:8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

... odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. (Ap 2:6 parte).

          Nicolaitas era uma seita que praticava a doutrina de Balaão.

          (Baptista, Pr. Walter Santos), Quem eram os nicolaítas? Tudo o que foi dito para aquele tempo vale para hoje. Eram eles os que dentro da igreja defendiam a absoluta sujeição dos leigos em relação aos bispos ou pastores das igrejas, a organização de um regime dentro da igreja que como os outros governos, estabelece leis, regras, normas, práticas para o povo. É agir pela mente e egoísmo humanos; é usar o recurso do governo humano em vez das ordenanças da Palavra de Deus e da sensibilidade para ouvir o Espírito de Cristo. É a mentalidade política posta a serviço do mando, comando e desmando, prática que está entrando em algumas ditas igrejas e comunidades evangélicas, quando até o namoro de um casalzinho da igreja ou comunidade só acontece se o pastor permitir.

          Outra definição abrangente de nicolaítas:

          A palavra “nicolaítas”, em grego, é composta de duas palavras: “nikao” e “Laos” significa “conquistar” Laos significa “povo comum” ou “Laicato” (leigo). Então, “nicolaítas” significa “conquistando o povo comum” ou “sendo vitoriosos sobre o laicato” (leigo). Portanto, os nicolaítas refere-se um grupo de pessoas que se estimam superiores aos cristãos comuns e que são entendido, homem dentro do ramo (profissionais), que se posicionam acima dos outros. Isso, sem dúvida, diz respeito á hierarquia que foi pouco a pouco introduzida e estabelecida no meio do povo de Deus. Dessa forma foi instituído um grupo de pessoas como uma classe intermediária entre Deus e os homens. Deus odeia isso. A doutrina dos nicolaítas é a ditadura religiosa, é o homem no trono e a denominação no centro. É o papa, bispo, padre, pastor etc no trono e a denominação no centro. Deus odeia a ditadura. Está escrito: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade,” ((2 Cr. 3:17) (RIBEIRO, JOSÉ).

          Enfim, os nicolaítas demonstravam que a imoralidade sexual não afetava a salvação em Cristo, mas tal prática a Bíblia condena (I Co 6:9-10).

I CORÍNTIOS 6:9-10  9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,  10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

          Devemos fazer a mesma coisa, ser amigo do bem (Tt 1:8) e detestando o mal (Sl 97:10).

TITO 1:8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;

SALMO 97:10 Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios.

          Quem tem ouvidos, ouça ... (Ap 2:7 parte). Freqüentemente vemos Jesus alertando a ouvirem a sua mensagem.

          ... o que o Espírito diz às igrejas ... (Ap 2:7 parte). Jesus transmitiu a sua mensagem por meio dos anjos das igrejas, mas o Espírito também participa da revelação e recompensa dos fiéis. O desafio Dele é que sejamos praticantes da Palavra, além de ouvintes (Tg 1:22).

TIAGO 1:22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

... Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Ap 2:7 parte). A recompensa virá sobre os que guardam e perseveram no amor e na verdade. Esta árvore da vida, árvore a qual Deus havia proibido Adão e Eva de comer, simboliza a vida eterna, destinada aos que confiarem em Jesus até o fim (Ap 22:2; Mt 24:13). Quem são os vencedores, ao qual menciona acima (I Jo 5:4-5)?

APOCALIPSE 22:2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

MATEUS 24:13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

I JOÃO 5:4-5 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

          ESMIRNA*

APOCALIPSE 2:8-11  8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: 9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. 10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

          Parte do versículo diz: (Ap 2:9...) ... e pobreza (mas tu és rico) ... . Pobreza no grego é ptocheia, significa que não possui nada, humilhante escassez.

II CORÍNTIOS 6:10 Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

          Era uma igreja sofredora, perseguida e Deus precisava encorajá-la. Jesus é a fonte da Vida e da Eternidade, pois Ele disse ser "O Primeiro e o Último" que "Foi morto e reviveu".

          Quando o versículo diz "tribulação", no original grego é thlipsis, que significa: pressão, opressão ou aflição. Deus quis dizer que não se ausentava, Ele estaria sempre perto para ajudar. Deus prova a quem Ele ama, e se há provação, é para nos tornarmos ainda muito melhores, pois Deus permite isto para termos experiências e amadurecimentos, pois no mundo teríamos aflições, como diz Jesus em Sua Palavra. A tribulação não nos separará do amor de Cristo, não nos afastará de Deus se continuarmos a ser fiel (Rm 8:35).

ROMANOS 8:35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

          Exemplo a ser observados

          Eram uma igreja de poucos recursos, vivia debaixo de perseguições e acusações, mas era forte espiritualmente.

          SIMBOLOGIA*

          Esta igreja, segundo estudos teológicos, está ligado as dez grandes perseguições que aconteceriam sob o governo de dez imperadores romanos, que de fato aconteceram no século 2 e 3, quando fala "tribulação de dez dias".

          HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

          Esmirna era uma cidade situada aproximadamente a 65 km ao norte de Éfeso. Esta igreja não temia o martírio*, estava sob perseguição romana (100-313 d.C.).

          Esta carta encoraja e elogia esta igreja, sem oferecer críticas aos cristão em Esmirna.

          Hoje este lugar é conhecida como Izmir, a terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país, mais de 2,5 milhões de habitantes. Estudos dizem que naquela época início do Novo Testamento, tinha aproximadamente 100 mil habitantes a cidade de Esmirna, por ser um porto excelente e que facilitava o comércio entre Ásia e Europa, sendo uma cidade próspera. Esmirna era uma cidade antiga, região habitada durante milhares de anos antes de Cristo, a mesma foi destruída pelos lídios em 600 a.C. e reconstruída pelos gregos no final do 4º século a.C. Há os que definem, a cidade que morreu e tornou a viver.

          Durante o domínio romano, esta cidade, se tornou um centro de idolatria oficial, conhecida como Guardião do Templo. Sendo a primeira cidade a construir um templo para a adoração da cidade (deusa) de Roma (195 a.C.). Além de outros ídolos que mais tarde foram encontrados na cidade, como a imagem de Poseidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra).

          Estudos ainda aponta que Esmirna foi fundada em cerca de 3 a.C. por Alexandre Magno.

          Perfil da Igreja de Esmirna

          Foi uma igreja que permaneceu fiel diante da perseguição constante dos imperadores romanos no meio dela. A intensa perseguição desses imperadores tinha o intuito de banir* o cristianismo da face da terra. Conhecida como a igreja perseguida.

          Vemos que revela aqui, a estratégia de satanás para  freiar e destruir o cristianismo, a perseguição. Mas satanás viu que quanto mais perseguia a igreja, mais ela crescia, então sua primeira estratégia falhou. Logo após, ele lança outra estratégia e de suas artimanhas que é contaminar a igreja cristã, através do imperador Constantino, declarando-se cristãos, mas fundando religiões politeístas.

          Alguns exemplos de atrocidades que satanás usava os imperadores para matar os cristãos:

          Mas vemos que nem assim, satanás conseguiu parar a igreja de Jesus Cristo (Mt 16:18).

MATEUS 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

          Mas o que Jesus diz aos que são perseguidos?

MATEUS 5:44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

MATEUS 5:10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

          CONCEITO DOS VERSÍCULOS

          ... Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: (Ap 2:8 parte). Jesus aqui frisou* a sua eternidade. Também falou a respeito de sua Glória, Ele morreu mas ressuscitou, Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores (Ap 1:18). Jesus foi o que venceu a morte, não fracassou e nós se formos fiéis, teremos a mesma esperança.

APOCALIPSE 1:18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás (Ap 2:9 parte). Jesus diz ser uma igreja perseguida, mas fiel a Deus. Essa "tribulação" dita no versículo, mostra que Jesus viu o sofrimento dos seus seguidores. Logo em seguida (vers. 10), a tribulação que ali se refere, significa pressão que vem de fora.

          "tu és rico" era uma rica em espírito, mas pobre financeiramente. Jesus orienta-nos a não primeiramente a riqueza financeira, mas sim a espiritual (Mt 6:33).

MATEUS 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

          Quando diz: "a blasfêmia dos falsos judeus", refere-se a judeus que falaram mal (blasfemar) dos cristãos, perseguiram-os. Vejamos um exemplo com o apóstolo Paulo (At 23:12). Na verdade eram servos de satanás com o intuito de disseminar* e contaminar a igreja.

ATOS 23:12 E, quando já era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspiração, e juraram, dizendo que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo.

          Nada temas das coisas que hás de padecer. ... (Ap 2:10 parte). É um conforto por parte do Senhor, animando esta igreja a não desistirem diante das tribulações. Pois Jesus não quer covarde (Ap 21:8). Essa perseguição, de forma diferente e aleatória acontece na igreja de hoje também. Mas Jesus mais uma vez concede uma dica (Tg 4:7).

APOCALIPSE 21:8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

TIAGO 4:7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

          ... o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.  (Ap 2:10 parte). Trata de que alguns cristãos seriam  presos, perseguidos, pois o diabo é visto como fonte de perseguição ao fiel a Deus. A tribulação citada, era um tempo determinado, teria fim. Isto servia para provar a fé do cristão. Esta fidelidade poderia levar a morte o cristão fiel e assim Deus quer, fidelidade a Deus na nossa própria vida até o fim, mesmo que teremos que dar a própria vida. A palavra "coroa" (grego stephanos), refere-se à coroa de vitória. A coroa vem de Deus (Jo 5:26; 14:6; I Jo 1:1-2).

JOÃO 5:26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

JOÃO 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Ap 2:11). O que permanecer fiel e obediente ao Senhor Jesus em meio à perseguição, Ele garante que não sofrerá o dano da segunda morte (inferno), ou morte eterna (Ap 20:14).

APOCALIPSE 20:14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

          PÉRGAMO*

APOCALIPSE 2:12  12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: 13 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. 14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. 15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. 16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

          SIMBOLOGIA*

          Nessa época o cristianismo se tornou a religião oficial do Estado romano, com isso a igreja se misturou com o mundo. Grande parte submeteu à proteção do imperador e com isso, à proteção do mundo. E quem é o príncipe deste mundo (Jo 12:31). Daí a Bíblia dizer, que esta igreja habitava era onde está o trono de satanás. Em outras palavras, o mal estava multiplicado, pois Pérgamo era um centro de adoração ao imperador romano.

JOÃO 12:31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

          HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

          Esta igreja de Pérgamo, se caracteriza da época de Constantino (312-606 a.C.) aproximadamente. Para estudiosos eruditos é conhecido como a igreja Indulgente, foi a transição entre a igreja verdadeira Esmirna, que era perseguida, para uma falsa igreja cristã, parecendo verdadeira, afastou-se da fé, sendo liderada por Constantino.

          A igreja de Pérgamo começou a incorporar práticas pagãs. Pois a mesma encontrou-se numa situação difícil, por todos os lados os vizinhos praticavam a idolatria e davam honram aos governantes romanos. Não abandonaram a verdade de Jesus, mas com tanta influência, começou a contaminar de falsas doutrinas a congregação, incentivando-os a praticarem idolatria e imoralidade. Durante mais de 200 anos foi a capital da província romana da Ásia. Sendo capital da Ásia até o século I, a cidade de Pérgamo.

          Vemos o "plano B" de satanás, pois indo contra a igreja cristã ele via que crescia ainda mais, então ele passa a contaminar a igreja para tentar extingui-la. Constantino aceitou a fé cristã, declarando-se defensor e protetor, pois sentiu-se atraído por esta religião. Então, ao assumir o poder, Constantino emite um edito de tolerância ao cristianismo, favorecendo-a igreja financeiramente. Determinou que os templos a deuses pagãos, pertencessem também a Igreja. Aí é que entra a jogada de satanás, contaminando a igreja, juntando poder religioso com poder político, resultando no controle das massas, além do que mistura idolatria e outras religiões pagãs com o cristianismo, onde a igreja ficaria contaminada.

          Por causa do favorecimento financeiro à Igreja, os líderes locais passam a "agradar" o imperador, tolerando os povos que cultuavam com seus deuses pagãos, além de tolerarem os costumes pagãos dentro da igreja. A igreja a partir daí, começa a perder sua autenticidade e fidelidade diante de Deus.

          Romanos e gregos eram politeístas (vários deuses) e cultuavam os mesmos deuses, mudando apenas os nomes. Esta cultura e idolatria começa invadir a igreja, passando a ser cultuado em forma de santos e anjos, doutrinas execradas* pela Bíblia. Vejamos alguns costumes introduzidos, semelhanças as da igreja católica romana de hoje: 1) 300 d.C. oração pelos mortos; 2) 375 d.C. adoração a santos e anjos; 3) 431 d.C. adoração a Maria; 4) 500 d.C. os sacerdotes passam a se vestir diferente do povo; 5) 526 d.C. extrema unção; 5) 593 d.C. Instituída a doutrina do purgatório; etc.

          A igreja então passa a enriquecer financeiramente e se tornar poderosa politicamente, pois misturou política com religião, e acreditava o povo que isto faria com que a igreja fosse melhor a cada dia.

          CONCEITO DOS VERSÍCULOS

          E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: (Ap 2:12). Jesus revela-se aqui, como sendo a Palavra de Deus, pois a solução desta igreja estava nele, na Palavra genuína de Deus. Em outras traduções diz espada afiada de dois gumes, isto representa que a espada tem autoridade e poder para julgar e castigar e Jesus é que segura a espada, e não no caso desta igreja, o governo romano.

          Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; ... (Ap 2:13 parte). Jesus diz neste versículo duas vezes que satanás habita na cidade de Pérgamo. Satanás tem seu trono onde ele puder estabelecer seu poderio de destruição, por exemplo: já esteve na Babilônia; no Egito, etc. Onde ele achar legalidade ali ele colocará seu trono, no caso desta cidade, a legalidade para ele era a idolatria excessiva do lugar. Segundo satanistas modernos, hoje o trono de satanás está nos Estados Unidos, nação rica, mas aos poucos está deixando o cristianismo e indo as práticas de Nova Era e bruxaria.

          Em outras palavras, os cristãos de Pérgamo eram vizinhos do diabo, pois desde 29 a.C. foi um local de um templo dedicado a Roma e Augusto (idolatria oficial do governo romano), mais tarde, foram erigidos outros templos para a honra dos imperadores. Havia outros deuses adorado lá, Zeus, Atena, Dionisio, etc. Havia ali, mistura dos poderes do mal (I Co 10:19-20), religiões falsas e o poder oficial do governo romano.

I CORÍNTIOS 10:19-20  19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 20 Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

          ... e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. (Ap 2:13 parte). Há um elogio por parte de Jesus, por esta igreja pagar um preço alto, mesmo diante destas idolatrias, enfim, diante da perseguição intensa. Mantinha-se a doutrina, mas começou seus membros a adaptar-se doutrina bíblica, com cultura do mundo (no caso idolatria, etc).

           Este é um elogio, pois mesmo esta igreja estando numa situação onde satanás tinha seu trono, ela resistiu e pagou um preço alto para permanecer ali. Conseguinte*, a contaminação veio de forma sutil aos membros, devido as práticas pagãs. Jesus orienta a lutarmos pela fé (Jd 3).

JUDAS 1:3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

          Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, ... (Ap 2:14 parte). Havia doutrina correta nesta igreja, mas havia práticas condenáveis pela Bíblia. Quando diz doutrina de Balaão, vemos através da leitura do capítulo (22), entre outros, do livro de Números que o mesmo era ganancioso, onde vemos que Balaque chama Balaão para amaldiçoar o povo, mas Deus frustra esta tentativa aos israelitas, mas ele tentou outras maneiras.

          Esta doutrina de Balaão, faz seduzir e comprometer sua fé através da idolatria e imoralidade. Líderes que se preocupam em vantagens pessoais.

          Em outras palavras, incentivavam o povo a tolerar outras religiões, ou seja, aceitação de diversas religiões como boas. Mas vejamos como devemos seguir (Tt 2:10; Hb 6:1; II Jo 9).

TITO 2:10 Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.

HEBREUS 6:1 POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,

II JOÃO 1:9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

          ... a doutrina dos nicolaitas ... (Ap 2:15 parte). Nicolaítas vem da junção de duas palavras gregas: niko que é conquistador; e laos que é povo. Significa: conquistar o povo, centrar os princípios da igreja nos homens e não em Deus (Gl 1:10). Os nicolaitas praticavam a sensualidade. Enfim, tolerar o erro do homem é grave (Tg 3:17).

GÁLATAS 1:10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

TIAGO 3:17 Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

          Arrepende-te, pois, quando não ... contra eles batalharei ... (Ap 2:16). A igreja de Pérgamo como as igrejas que se encontram nesta categoria deve arrepender-se da tolerância aos falsos mestres, arrepender-se de doutrinas ou práticas que não condiz com a Bíblia (Rm 16:17-18). Temos que vigiar e julgar a nós mesmos, para que assim Deus não venha julgar (I Co 11:31).

ROMANOS 16:17-18  17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. 18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

I CORÍNTIOS 11:31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

          O arrependimento exigido é da igreja e se não se arrepender será rejeitado (Tt 3:10-11).

TITO 3:10-11 10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, 11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.

          ... Quem tem ouvidos, ouça Ao que vencer  ... (Ap 2:17 partes).

         Como nas outras cartas as igrejas, há uma promessa sobre a vitória, se a mesma atentar para a Palavra de Deus. Se persistisse até o fim, receberia do maná escondido, que quer dizer aqueles que recusassem a mesa dos demônios, seriam sustentados por Deus como maná (Jo 6:35). Essa pedra com um novo nome, nos dá a idéia de uma nova direção, pessoa abençoada por Deus, exemplos: Abrão; Abraão, Jacó; Israel, etc.

JOÃO 6:35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

          O que é que vence o mundo (I Jo 5:4)?

I JOÃO 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

          Em suma, satanás tentou perseguir a igreja no início, mas viu que quanto mais perseguia, mais a igreja prevalecia, então ele mudou a estratégia, tenta contaminar a igreja, artimanhas sutis que devemos ter discernimento bíblico para nos defender.

          TIATIRA*

APOCALIPSE 2:18-29 18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: 19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. 20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. 21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. 22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. 25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. 26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, 27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

          SIMBOLOGIA

          Segundo estudos, o que simbolizou esta igreja foi a Idade Média, época de trevas escuridão, época que quem imperava* era a igreja católica romana.

         A cidade de Tiatira situava no caminho entre Pérgamo e Sardes, atualmente chama-se Akhisar (castelo branco), na Turquia. A primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era desta cidade, seu nome era Lídia (At 16:14).

ATOS 16:14 E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

          Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos, como vimos no versículo supracitado, além de roupas, etc. Também não foi diferente, possui nesta cidade templos e santuários religiosos, inclusive aos falsos deuses, como: Apolo, Tirimios e Artemis (Diana, chamada pelos romanos - At 19:34).

ATOS 19:34 Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios.

          HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

          A igreja católica atingiu seu apogeu em 600-1517 d.C. Aqui se infiltrou uma falsa doutrina no cristianismo. A igreja católica alega ser porta-voz de Deus, mas esse sistema eclesiástico apesar de "boas obras" é chamado de igreja "das coisas profundas de satanás" (Ap 2:24). E no vers. 25, vemos que permanecerá até a volta de Jesus, mas claro os crentes verdadeiros permanecerão.

          Todos os estudiosos da Bíblia concordam que a Igreja de Tiatira representa a Igreja Católica, mas queremos deixar bem claro que temos “Igrejas Evangélicas” que apresentam o mesmo quadro aqui descrito pelo Senhor. A idolatria, prostituição, doutrinas erradas e heréticas que somados a tantos pequenos detalhes de infrações constitui uma Igreja estilo Tiatira.

          CONCEITO DOS VERSÍCULOS

          E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, ... (Ap 2:18 parte). Segundo estudos, neste versículos Jesus se manifesta como Filho de Deus, diferente de Filho do Homem, para mostrar que Ele era superior, pois desprezavam sua natureza divina e pregava Jesus humano. Não seria diferente no final dos tempos, pois vários falsos mestres ensinariam assim também que Jesus Cristo era humano, negando sua natureza divina.

II PEDRO 2:1 E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

          Vemos que o cristão que é fiel também é descrito na Bíblia como filho de Deus (Ap 21:7; I Jo 3:1-2, 10; I Jo 5:2; Jo 1:12, etc.).

APOCALIPSE 21:7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

I JOÃO 3:1-2 VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 2  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. ... 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

I JOÃO 5:2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

JOÃO 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

          ... que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente (Ap 2:18 parte). Jesus tem olhos poderosos e penetrantes (Ap 1:14; Dn 10:6). Quando fala "pés semelhantes ao bronze polido", refere-se a quel Ele tem força para castigar e esmagar seus inimigos (Ap 1:15; Dn 10:6).

APOCALIPSE 1:14-15  14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; 15  E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.

DANIEL 10:6 E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.         

          Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. (Ap 2:19). Jesus elogiou algumas qualidade e conhecia-as como supracitado neste versículo. Obras: porque serviam fielmente a Jesus Cristo. Amor: porque buscavam isso os membros desta igreja. Isto é o princípio fundamental na vida do cristão (Mt 22:37-40). Fé: mesmo com a infiltração de doutrinas pagãs, muitos de Tiatira mantinham sua fé em Jesus Cristo, etc. Há os crentes e há os incrédulos (II Co 6:14-15). Perseverança: Bons frutos o cristão deve ter (Lc 8:15). A tribulação produz perseverança (Rm 5:3-4).

          Quando fala "últimas obras sãos mais do que as primeiras", quer dizer ela ao invés de se esfriar, se tornou mais ativa no serviço a Deus, fé ativa por obras (Tg 2:14-17). Os servos de Deus devem ser abundantes na obra do Senhor (I Co 15:58), pois Deus criou-nos para boas obras (Ef 2:10).

MATEUS 22:37-40  37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38  Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40  Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

TIAGO 2:14-17 14  Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? 15  E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16  E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? 17  Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

I CORÍNTIOS 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

EFÉSIOS 2:10
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

II CORÍNTIOS 6:14-15  14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

ROMANOS 5:3-4 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

          20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. (Ap 2:20). Severamente, Jesus condena a igreja de Tiatira, pelo fato de cometerem imoralidades sexuais e comerem alimentos sacrificados a ídolos, promovido pelo principado satânico, o qual chamou-se espírito de Jezabel.

          Jezabel, no livro de 1 Reis, era a esposa do rei Acabe, e perseguiu Elias. Suas características malignas, autoritarismo, manipulação, insubmissão ao marido, etc. Na época de Elias, introduziu o culto a Baal, por trás dessa autoridade da rainha havia um principado (Ef 6:12), com isso regem falsa religião para dominar as populações. Com este culto idolátricos, contaminava também com prática de prostituição, alimentação de coisas sacrificadas a ídolos, coisas estas condenadas por Deus (At 15;20, 29; I Co 10:20-22).

          O problema da igreja foi o tolerar esta falsa profetisa. Mediante isto, o povo de Deus deve repreender e rejeitar falsos mestres (Ef 5:11). A sabedoria de Deus é mais importante do que a paz com homens (Tg 3:17; Mt 10:34-38). Como Jezabel influenciou, devido ser rainha o povo de Israel, não é diferente hoje os falsos mestres, devido seu "cargo". Era uma tendência nesta igreja tolerar pecados. Jezabel representa a idolatria e a perseguição aos santos.

          E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. 22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. (Ap 2:21-22).  Este versículo relata que Jesus deu inúmeras oportunidades para esta igreja se arrepender, mas ela não se arrependeu. Quando diz: "porei numa cama ... se não se arrependerem das suas obras", Jesus alerta que os que se deixam convencer pela falsa doutrina, passarão por grande tribulação. Assim será se a igreja não estiver pronta, não será arrebatado, ficando para a grande tribulação, arrependimento e santificação devem andar juntos.

          E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, (Ap 2:26). Vencedor aqui são aqueles que guarda as obras de Cristo até ao fim. O cristão é perseguido pela maldade do homem, seja governo, entre outros, mas ele fiel até o fim dominaria sobre as nações com poder de Deus (Sl 2:8-9; Rm 5:17). Jesus concederá autoridade para julgar as nações no milênio.

SALMO 2:8-9 8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. 9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.

ROMANOS 5:17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

          7 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 2:27-28). Jesus é a estrela da manhã (Ap 22:16; II Pe 1:19), é um dos títulos de Jesus.

APOCALIPSE 22:16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

II PEDRO 1:19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

          Jesus faz distinção entre servos de satanás e os servos fiéis do Senhor, os que serve ao diabo haverá tribulação e morte.

          SARDES*

APOCALIPSE 3:1-6  1 E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. 2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. 3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. 4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. 5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

          SIMBOLOGIA

          É uma alusão* ao tempo da Reforma (1517-1750). Alguns estudiosos dizes a igreja reformada. É uma igreja que vive, mas está morta, ou seja, existe a igreja, mas espiritualmente está morta, vive doutrinas errôneas*. A igreja de Sardes foi enganada pelo diabo, onde havia os que não perceberam

          O significado do nome da igreja de Sardes é: "os que escapam" ou "remanescentes". É a "igreja morta". Todas as sete igrejas são as figuras de Jesus em todas as épocas, mostrando erros e virtudes.

          HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

          Sardes era a capital da província de Lídia, uma cidade muita rica, famosa e de luxo e importante da Ásia menor. Indústria de tapetes era a principal atividade econômica, até ser destruída por um terremoto. Sardes foi a primeira cidade da região a receber o Evangelho, sob a pregação do apóstolo João, a primeira a desviar-se da fé e uma das primeiras a cair em ruínas. Hoje, o lugar é uma admirável aldeia no meio das ruínas de passadas grandezas, perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Em ordem, foi a quinta carta enviada as sete igrejas. (Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica - Boyer).

          A morte desta igreja torna-se mais patente, quando Jesus apresenta-se como "Aquele que tem os sete espírito de Deus", isto representa a multiplicidade e abundância de vida para uma igreja decadente e agonizante.

          Alguns poucos crentes desta igreja eram vivos realmente, não tinha se contaminado. Este período histórico da Reforma Protestante, ocorreu como resultado da contínua prática da igreja de Roma nas doutrinas pagãs, em vez de permanecerem conforme as Escrituras.

          Martin Lutero foi o "cabeça" da Reforma Protestante, publicou as 95 teses, provando que a doutrina da igreja de Roma estava equivocada e pagã à luz da Bíblia. Assim, as igrejas da reforma praticavam a salvação não pelas obras (como Roma fez e faz), mas pela fé e pela graça do Senhor Jesus (Ef 2:8).

EFÉSIOS 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

          A Reforma foi uma bênção, pois quem ganhou foi o Reino de Deus, mas satanás novamente usou de estratégia para contaminar e anular o avivamento da igreja. Por exemplo, igrejas da Reforma acabaram se convertendo em igrejas do Estado, como a igreja Luterna, a qual Lutero usou de estratégia errada e buscou aprovação de líderes políticos alemães. Desta forma, outros líderes copiaram isto. Isto é prejudicial, porque sendo estatal, toda a população está automaticamente inserida dentro da igreja, anulando a necessidade da aceitação individual de Jesus Cristo para salvação, procurando agradar o governo em vez de Deus.

          Satanás ainda procurou intentar contra à igreja, a qual ainda tinha igrejas da Reforma que permaneceu doutrinas heréticas, como batismo de crianças recém-nascidas, etc. Assim o Espírito Santo não tinha plena liberdade para atuar.

          CONCEITO DOS VERSÍCULOS

          ... o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas ... (Ap 3:1 parte). Os sete Espíritos representa a totalidade e a perfeição divina. "sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus" (Ap 4:5). Os "sete olhos do Cordeiro" são os sete Espíritos de Deus (Ap 5:6). Deus sabe tudo e vê tudo (II Cr 16:9), nada se esconde de Deus. Os sete Espíritos, são as sete obras do Espírito Santo, conforme Isaías 11:2.

          As "sete estrelas" significa que Jesus não somente vê, mas controla. Jesus pode ver, julgar e castigar conforme sua sabedoria. Estas sete estrelas são as mesmas de Apocalipse 1:20, os sete anjos das setes igrejas.

APOCALIPSE 4:5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

APOCALIPSE 5:6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

II CRÔNICAS 16:9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.

ISAÍAS 11:2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

APOCALIPSE 1:20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.

          ... Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. (Ap 3:1 parte). Jesus afirma conhecer a obra da igreja de Sardes, e mais foi o elogio mais curto à esta igreja do que as demais "conheço tuas obras". Pois no início Martin Lutero e depois outros arriscaram suas vidas para pregar que a salvação era por fé e não por obras, enfim lutaram pela Reforma na igreja.

          "Tens nome de que vives" tem o sentido de que teria fama ou reputação na sua época esta igreja, por ser uma igreja de Cristo, mas não havia obediência e fidelidade a Jesus. Quando o versículo diz que estás morto, refere-se a situação espiritual, onde a mesma com rituais cerimoniais era uma fachada para esconder a verdadeira situação da igreja, totalmente ineficaz e morta e é isto que satanás tenta fazer até hoje, infiltrar em igrejas e burlar o Evangelho genuína de forma sutil. Pois as pessoas vêem o exterior, a aparência, mas Jesus olha por dentro e por fora, sonda os corações.

          A igreja de Sardes estava espiritualmente morta e uns poucos membros permaneciam fieis ao evangelho. Em toda a história, sempre só houve um remanescente fiel a Deus.

SALMO 139:23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

PROVÉRBIO 21:2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.

          2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. (Ap 3:2). Ser vigilante, como supracitado é estar atento ao que está acontecendo. Faltava obediência as Escrituras, contudo, com isso havia ausência do avivamento na vida do cristão. Caíram por falta de vigilância (Mt 26:41; I Pe 5:8). Jesus alerta ao falar para consolidar o resto que estava para morrer, ou seja, havia alguns que era a esperança que poderiam se salvar (Jd 22-23), pois deveria-se pregar o avivamento, mantendo a chama do Evangelho naqueles que encontrasse lugar nos corações. Jesus não encontrou integridade nas obras, da igreja de Sardes. Há pessoas que fazem a obra de Deus, mas não com amor ou por amor, alguns há interesses, etc (Ap 2:2-4; II Cr 25:2). Fato ao qual satanás intentou novamente e contaminou a igreja, para anular o avivamento e atuação do Espírito Santo na Idade Média.

MATEUS 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

I PEDRO 5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

JUDAS 1:22-23 22 E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; 23 E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.

APOCALIPSE 2:2-4 2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. 3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

II CRÔNICAS 25:2 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, porém não com inteireza de coração.

          3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. (Ap 3:3). A advertência é para que a igreja de Sardes volte às doutrinas e ensinamentos genuínos da Bíblia. Pois na Reforma, igrejas se tornaram mais estatais, favorecendo o Estado do que a Deus. Se não guardarem as doutrinas da Bíblia, Jesus virá e estas pessoas ficarão (I Ts 5:1).

I TESSALONICENSES 5:1-2  1 MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; 2 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;

           Jesus ainda fala para lembrar do que haviam recebidos, pois com o passado glorioso da igreja, deveria voltar-se e atentar-se para isso e arrepender-se (II Ts 1:8).

II TESSALONICENSES 1:8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;

           4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. (Ap 3:4). No meio de uma igreja quase morta, Jesus encontrou algumas pessoas fíéis. Cada um receberá conforme o bem ou mal que fez de recompensa (II Co 5:10). Andar de branco junto com Jesus, significa sem as manchas do pecado, representando a vitória final sobre o pecado. Pessoas que são dignas de ser salvas.

II CORÍNTIOS 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

          5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. (Ap 3:5). O cristão é vencedor (I Jo 5:4-5). A cor branca na Bíblia, significa a justiça de Deus, ou seja, aos vencedores Jesus revestirá de justiça divina. Apagar o nome do Livro da Vida e condenar ao inferno, a perdição. Jesus confessa diante do Pai os que lhe confessam e aceitam na terra, permanecendo na obediência, e nega também os que lhe negam na terra e/ou não permanecendo na obediência (Mt 10:32-33; Mc 8:38).

I JOÃO 5:4-5 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

MATEUS 10:32-33  32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

MARCOS 8:38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

          FILADÉFIA

APOCALIPSE 3:7-13  7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. 9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. 10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. 11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

          SIMBOLOGIA

          Esta igreja simboliza e sintetiza o tempo dos grandes movimento missionários e dos despertamentos (1648-1900). O versículo-chave que explica a igreja de Filadélfia.

APOCALIPSE 3:8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

          No mundo todo, ocorreu desde o século 17 até o século 19 este despertamento, com menos recursos do que a igreja atualmente, sendo a pé, a cavalo ou de navio se fizeram grandes coisas. ... eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome (Ap 13:8 parte).

          Nessa época surgiu a abençoada Missão no interior da China por meio de Hudson Taylor. Charles Studd se pôs a caminho como missionário para China, Índia e África. Também as viagens missionárias de David Livingstone na África intransitável são dessa época. Charles Spurgeon pregou a palavra no "Tabernáculo" em Londres, onde milhares o ouviram e multidões se converteram a Cristo. Cousa semelhante aconteceu por meio dos evangelistas Dwight Moody, George Whitefield e outros. Ou pensemos em Friedrich von Bodelschwingh, por meio do qual incontáveis enfermos, aleijados, deprimidos, desamparados e errantes encontraram um lar, segurança, cura e uma vida plena em Jesus Cristo. Assim como Bodelschwingh na Alemanha, também William Booth na Inglaterra sentiu a necessidade de ajudar física e espiritualmente os mais pobres dos pobres. Ele fundou o Exército de Salvação, que hoje trabalha no mundo inteiro. Sentindo a necessidade e vendo a miséria das muitas crianças e jovens sem lar em Bristol, George Müller fundou orfanatos nessa cidade, onde muitas crianças órfãs foram alimentadas, alfabetizadas e encontraram com Jesus Cristo. Além desses, ainda houve incontáveis outros "serventes de Deus" que, naquela época de despertamento, serviram ao Senhor com fidelidade no leste, oeste, norte e sul. (INTERNET).

          HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

          Filadélfia era uma cidade que estava bem no centro da civilização grega, fundada por Átalos II Filadelfos de Pérgamo, em 189 a.C. Hoje esta cidade corresponde à cidade turca de Alasehir, situada a 130 km ao leste de Esmirna. Filadélfia por situar-se um local estratégico, exerceu grande influência sobre aquela região no mundo antigo. A cidade Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério.

          Esta igreja era cheia de vida, representava o verdadeiro e genuíno cristianismo, como diz as Escrituras, não se contaminou com outras igrejas.

          O perfil da igreja de Filadélfia. É um nome grego que significa: amor fraternal. Esta igreja é eleita por Cristo, representando o período de avivamento que ocorreu na igreja em 1750 d.C. Um dos destaques foi John Wesley.

          John Wesley, fundador da igreja metodista, surgiu como resultado de intercessão dos cristãos ingleses que clamavam a Deus por mudanças na Inglaterra da época, que estava literalmente entregue à miséria e à bebedice, sem futuro. Há registros históricos impressionantes de odres de vinho que se rompiam durante a disputa voraz da população londrina pobre por bebida, a ponto de homens e mulheres beberem o vinho que escorria pela sarjeta das ruas. A Inglaterra necessitava de mudança social drástica (SITE: TEMPO DO FIM).

          Uma das reuniões intercessórias de maior destaque foi o movimento de cem anos de oração elaborado e posto em prática pelo Conde Zindendorff, clamando a Deus por avivamento, no início do século XVIII. Pelo menos uma pessoa por dia orava pedindo perdão pelos pecados da nação inglesa, entrando na brecha (Ezequiel 22:30), fazendo com que o movimento de cem anos de oração fosse ininterrupto. Qual foi o resultado? O surgimento de John Wesley, que percorreu toda a Inglaterra montado a cavalo, sem jatinho, sem Internet, e levou a Inglaterra a um dos maiores avivamentos em sua história, tirando-a da situação de miséria que vigorava até então. O diabo tentou eliminar esse avivamento: aos oito anos de idade, John Wesley quase morreu em um incêndio criminoso misterioso em sua casa. Sua mãe narrou que John foi último dos filhos que ela conseguiu tirar da casa em chamas. Mas o diabo não conseguiu. O Poder de Deus sempre é maior. Dizia Samuel Chadwick: "O diabo treme, quando um homem ou uma mulher começa a orar, porque ele sabe que Deus vai agir". Aleluias! (SITE: TEMPO DO FIM).

          A intercessão muda a história, se uníssemos para orar pelo Brasil, com certeza o Brasil seria mudado. Através desta intercessão, houve muitos frutos, cumpriu-se o "ide" (Mc 16:15-16), a igreja mudou, reconciliou-se com Deus.

MARCOS 16:15-16  15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

          Algumas das características, relacionadas a esta igreja, que não estão nesta visão de João:

Santo (I Pe 1:16);

Verdadeiro (Jo 14:6) - verdadeiro significa genuíno, confiável, consistente com fatos, enfim em Jesus não há dúvidas (Jo 6:32-35).

I PEDRO 1:16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

JOÃO 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

JOÃO 6:32-35  32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Disseram-lhe, pois: SENHOR, dá-nos sempre desse pão. 35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

          A igreja de Esmirna e a igreja de Filadélfia são as únicas igrejas que não contêm críticas.

          CONCEITO DOS VERSÍCULOS

          ... Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: (Ap 3:7 parte). Jesus afirma ser o santo e o verdadeiro, são características de Deus (Ap 6:10; Ap 4:8). Deus não é semelhante a ninguém (Is 40:25).

          Quando este versículo diz: "que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha..." esta linguagem vem de Isaías 22:20-24, pois a chave representa autoridade e poder. Como descendente de Davi, Jesus controla o acesso ao reino de Deus, Ele abre e ninguém pode fechar e vice-versa. Jesus tem autoridade máxima, conforme Mateus 28:18.

APOCALIPSE 6:10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

APOCALIPSE 4:8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

ISAÍAS 40:25 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.

ISAÍAS 22:20-24 20 E será naquele dia que chamarei a meu servo Eliaquim, filho de Hilquias; 21 E vesti-lo-ei da tua túnica, e cingi-lo-ei com o teu cinto, e entregarei nas suas mãos o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém, e para a casa de Judá. 22 E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá. 23 E fixá-lo-ei como a um prego num lugar firme, e será como um trono de honra para a casa de seu pai. 24 E nele pendurarão toda a honra da casa de seu pai, a prole e os descendentes, como também todos os vasos menores, desde as taças até os frascos.

MATEUS 28:18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

          Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. (Ap 3:8). Jesus afirma que deixou a oportunidade, através desta porta da pregação do Evangelho de forma aberta e contínua para a igreja de Filadélfia, como vemos em Isaías 60:11.

ISAÍAS 60:11 E as tuas portas estarão abertas de contínuo, nem de dia nem de noite se fecharão; para que tragam a ti as riquezas dos gentios, e, conduzidos com elas, os seus reis.

          Vejamos que dá a entender que esta igreja era pequena, mas Deus não se interessa por quantidades, mas fidelidade. É nesta hora de fraqueza, que mais dependemos de Deus e Deus age (II Co 12:9-10) Normalmente igreja grande, acaba se tornando seus líderes egoístas, amantes de si mesmo, avarento, etc. (II Tm 3:2).

II TIMÓTEO 3:2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

II CORÍNTIOS 12:9-10  9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

          A igreja de Filadélfia, guardou a Palavra do Senhor, ou seja, obedeceu-a, colocou em prática a mesma. Não negou o nome de Jesus, podemos relacionar isto no caso de Pedro que negou Jesus, como também de igrejas que não pregam o Evangelho genuíno, distorcem, "ovelhas" com mau exemplo, etc. (Tg 1:25).

TIAGO 1:25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

          Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. (Ap 3:9). Deus limpará a "sujeira" existente no meio da igreja fiel.

          Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. (Ap 3:10). A igreja de Filadélfia foi perseverante, não desistiu de buscar ao Senhor e sua Palavra de forma genuína. Jesus aqui promete proteção, mas isto não isenta do fiel passar sofrimento por causa da provação do Senhor. A maior de todas as tribulações é o período de Tribulação, quando o anticristo dominará a terra por sete anos, Jesus portanto, livrará a igreja fiel desta ira futura.

I TESSALONICENSES 1:10 E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

          Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Ap 3:11). Jesus virá e arrebatará a igreja fiel, neste caso a Filadélfia, como também a mesma reinará com Cristo na Segunda Vinda com Ele. A vinda de Jesus é um alívio. Conservar o que tem é guardar-se e permanecer santo mesmo nas tentações e perseguições de satanás e/ou do mundo.

          A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. (Ap 3:12). "Coluna" significa estabilidade. Mesmo nas tribulações, perseguições, críticas, deboches dos outros, sem Jesus nos ajudará a ficarmos firmes e estáveis na sua presença, para não esvaecermos (Gl 2:9; I Tm 3:15). Quando fala: "gravarei também sobre ele o nome do meu Deus,... nova Jerusalém ..." é uma confirmação de que Deus sela os fieis com o Espírito Santo (Ef 1), a gravação no nome do Pai em nossas vidas, nos dará o direito de habitar na Nova Jerusalém. Cumprirá Apocalipse 22:3-4 3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

GÁLAS 2:9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

I TIMÓTEO 3:15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

          Deus jamais sairá, os vencedores permanecerão no templo para sempre, gozarão comunhão eterna com Deus.

          Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 3:13). Ouvir a mensagem de Jesus é importante para ficarmos atento, estarmos preparado, pois Jesus virá para castigar e salvar. Jesus requer prática e obediência a sua Palavra e não somente ouvintes (Tg 1:22).

TIAGO 1:22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

          LAODICÉIA

APOCALIPSE 3:14-22  14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

          SIMBOLOGIA

          A igreja de Laodicéia faz referência à última época da igreja antes da vinda de Jesus (1900 até o arrebatamento). Jesus não cita neste texto o despertamento da igreja. Mas sim, tempo de apostasia da fé e fundamentos bíblicos. É uma carta direcionada a igreja dos últimos dias, que mostra um cristianismo apóstata, igreja rica, mas pobre espiritualmente.

          HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS

          O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Colossos, Hierápolis e Laodicéia. Esta igreja é conhecida como a igreja morna. Na epístolas aos Colossenses também cita desta igreja (Cl 4:13-16). Atualmente, no lugar da cidade de Laodicéia está Denizli na Turquia, da Ásia Menor.

          Jesus simulou o morno e o vomitar da própria característica de Laodicéia, pois antigamente a água da cidade era morna, a qualidade desta água não era boa e esta cidade teve reputação por não ter água potável e ao beber da mesma, pessoas vomitaram.

COLOSSENSES 4:13-16  13 Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. 14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. 15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. 16 E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.

          Laodicéia era conhecida como um centro bancário, cidade rica e próspera, daí a igreja também ser rica, produzia lã preta (3:18). Cristo diz estar do lado de fora desta igreja. Crentes professos que com seus "atos" agem como se Deus não existissem ou mesmo agem com práticas não condizentes com a Bíblia, estes são características da igreja de Laodicéia.

          Alguns pontos podem ser definidos: Quem está falando? é o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. A quem a carta é dirigida? ao anjo (pastor) da igreja de Laodicéia, como também a igreja de hoje. Descrição e condição espiritual da igreja; igreja morna, igreja rica a seus próprios olhos, igreja que não sentia falta de nada. Advertências de Jesus; comprar outro refinado pelo fogo, comprar vestes brancas, comprar colírio para os olhos.

          Igreja que acumula males de todas as outras igrejas. Abandono do primeiro amor de Éfeso; habita onde está o trono de satanás (Pérgamo); tolera e entroniza a Jezabel (vaidade, mundanismo) de Tiatira; tem nome de ser uma igreja viva, mas está morta (Sardes).

          CONCEITO DOS VERSÍCULOS

          ... o Amém, ... (Ap 3:14 parte) é uma palavra de origem hebraica, quer dizer "certamente" ou "verdadeiramente", em outras palavras "que seja assim".

          ... a testemunha fiel e verdadeira,... (Ap 3:14 parte). Jesus traz o verdadeiro testemunho sobre seu Pai e a vontade dele para com os homens.

          ... o princípio da criação de Deus ...  (Ap 3:14 parte). Esta expressão admite duas interpretações. Dependemos de informações de outros trechos bíblicos para escolher o sentido correto. A frase em si pode ser entendida no sentido passivo (o primeiro criado por Deus), ou no sentido ativo (a origem ou a fonte da criação). A diferença é óbvia e enorme. Jesus é uma criatura ou o eterno Criador? Ele foi feito por Deus ou é Deus? A resposta vem de outras passagens. Jesus é eterno (João 1:1; Apocalipse 1:18), o primeiro e o último (Apocalipse 1:17). Ele é Deus conosco (Mateus 1:23), o verdadeiro Deus que se fez carne (João 1:14). Ele é o “Eu Sou” (João 8:24,58; veja Êxodo 3:14), o soberano “Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Apocalipse 17:14). Jesus não foi criado. Ele não veio a existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceitar este fato morrerá no seu pecado (João 8:24). (DENNIS, ALLAN).

          Conheço as tuas obras ... (Ap 3:15 parte). Jesus conhece todas as obras de todas as igrejas, pois Ele é onisciente (Mt 6:8).

MATEUS 6:8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

          Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! (Ap 3:15). Jesus diz ser menos mau ser frio ou quente do que ser morno. Pois é uma situação da pessoa estar na igreja e com o mundo, igreja e o pecado, igreja e seus próprios pensamentos, etc. Enfim, professar o cristianismo e ter o mundo na vivência.

          Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. (Ap 3:16). Jesus aponta a "auto-suficiência" e falsa confiança desta igreja, pois se a mesma não voltar sua confiança em Jesus, o mesmo vomitará. Morna porque se achava cristã autêntica, mas anda de braços dados com o mundo, prazeres, pois melhor seria ser fria (ímpia), ou quente (cristã fiel).

          Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; (Ap 3:17). A igreja se achava rica, enfim, enganava a si mesma, mas Jesus conhece o verdadeiro estado. Há muitas igrejas com grandes templos, não falta nada financeiramente, mas espiritualmente é pobre, desgraçada e nu. Este estado acontece muito em nossos dias, grandes igrejas e pouca espiritualidade. A igreja pode enganar o homem, mas a Jesus que sondas o coração jamais enganará.

          A igreja de Laodicéia, chegou ao ponto de não enxergar seus problemas, achando-se forte e independente, mas Jesus como sabe e vê todas as coisas viu o seu estado real, igreja fraca, cega e infrutífera. Veja a ironia, a cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C e foi reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano. Uma cidade rica, pois produzia roupas de lá, mas a igreja andava nua, sem vestimenta de justiça que vem do Senhor (II Co 5:3; Cl 3:9-10).

LUCAS 5:31-32  31 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; 32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

II CORÍNTIOS 5:3 Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.

COLOSSENSES 3:9-10 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

          Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. (Ap 3:18). Três foram os conselhos de Jesus para esta igreja:

1) Comprar de Cristo ouro refinado - isto quer dizer que a verdadeira riqueza espiritual é a que vem de Deus, somente Ele tem o ouro refinado pelo fogo, o puro e verdadeiro alimento espiritual, pois refinado significa pureza (I Pe 1:7).

I PEDRO 1:7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

2) Comprar vestiduras brancas do Senhor - Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça. Estas vestiduras brancas representam a justiça de Cristo que nos foi imputada e comunicada, pois aceitamos Jesus como Senhor e Salvador e permitido que santificasse nossas vidas. Representa o caráter imaculado de Cristo. As vestiduras são brancas porque foram lavadas e alvejadas no sangue de Jesus, pois lavar as vestiduras no sangue do Cordeiro é uma questão de aperfeiçoamento de caráter (Sl 18:32; II Co 7:1).

SALMO 18:32 Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.

II CORÍNTIOS 7:1 ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

3) Comprar de Jesus colírio para os olhos - Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que afligia a auto-suficiência da Igreja de Laodicéia. Os fariseus era assim também (Mt 15:14; 23:25-26).

MATEUS 15:14 Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

MATEUS 23:25-26  25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

          Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. (Ap 3:19). A correção que vem de Deus é uma manifestação do seu amor, a disciplina de Jesus é para nosso bem. Pois Ele quer nos conduzir ao arrependimento e à plena comunhão com Ele. Assim diz Deus em um provérbio sobre o pai corrigir o filho (Pv 13:24). Temos que ter o zelo de Deus, para mantermo-nos puro (II Co 11:2). Ao arrepender-se, Deus perdoa, Deus sara, não se vinga das nossas iniquidades (Jr 18:8; Lc 13:3; II Cr 7:14).

PROVÉRBIOS 13:24 O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.

II CORÍNTIOS 11:2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

JEREMIAS 18:8 Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.

LUCAS 13:3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

II CRÔNICAS 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Ap 3:20). A igreja de Laodicéia, deixa a porta fechada para Jesus, pois Ele bate, se abrir Ele abençoa. Isso mostra o livre arbítrio, pois Jesus pode salvar a todos, desde que alguém atente-se a Ele. Se deixar Jesus entrar nesta porta do seu coração, ele ceará, enfim entrar e ceiar, representam a comunhão com Cristo e isto só acontece com aqueles que lhe obedecem (Jo 14:23).

JOÃO 14:23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

           Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; ... (Ap 3:21 parte). Os vencedores (fiéis) terão o privilégio de reinar com Cristo, isso não é para soberbos, mas para humildes e obedientes, serão porém exaltados (Fl 2:8-9; Lc 14:11).

FILIPENSES 2:8-9  8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

LUCAS 14:11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

          RESUMO

Éfeso: A Igreja do fim da era apostólica.

Esmirna: A igreja sob perseguição.

Pérgamo: A igreja acomodada no mundo (antes da idade média).

Tiatira: A igreja na idolatria (Idade Média).

Sardes: A igreja como morta, tendo contudo um remanescente crente (Reforma).

Filadélfia: A igreja em reavivamento (século XVIII e XIX).

Laodicéia: A igreja em seu estado final de apostasia.

 

Fonte: Obreiro: Jadiel Tonet.


©  Os ESTUDOS BÍBLICOS, são permitidos e recomendado, a cópia e redistribuição gratuita, uso em links,  para que todos possam ser edificados na Palavra de Deus, desde que indique a FONTE e o SITE:

www.igrejacristafiladelfia.com