www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

EVANGELHO DE JOÃO 15.

 

JOÃO 15:1-27 1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. 16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. 23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. 24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. 25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. 26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. 27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.

          INTRODUÇÃO

          Neste estudo bíblico veremos com mais detalhes e aprofundamento sobre este capítulo 15 do Evangelho de João. Veremos passo a passo.

         (1-6) VIDEIRA VERDADEIRA

JOÃO 15:1-6 1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

         Jesus nestes versículos desta alegoria descreve-se como a "videira verdadeira" e aqueles que se tornarem seus discípulos como "os ramos". Mostra que aqueles que permanecerem unidos com Jesus como a fonte de vida, frutificarão. Deus é o lavrador que cuida dos ramos, para que dêem frutos: Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. ... Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (Jo 15:2, 8). O Senhor espera que nós como ramos venhamos a dar frutos.

         Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto (Jo 15:2). O Senhor Jesus neste texto bíblico fala dois grupos de varas ou ramos, infrutíferas e frutíferas. A frutífera são as que tem a fé perseverante* em Jesus Cristo. Já a infrutífera é lançado fora para que não dê mais frutos (Mt 3:10). No entanto, é lançado fora, o qual secará e será queimado, entre outras palavras, o ser humano que não estiver em Cristo Jesus, será lançado no inferno onde será queimado para todo o sempre (Mt 25:41). Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem (Jo 15:6).

MATEUS 3:10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

MATEUS 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

         Jesus limpa para que dê mais frutos, em outras palavras, Jesus limpa todo e qualquer que se aproxima e persevera sua fé em Jesus Cristo, limpando a sujeira do pecado ou espiritual. Separando-os do mundo, da carne, do pecado e satanás (Hb 10:22; I Co 5:7). A Palavra é representada como uma água que lava-nos espiritualmente para sermos uma igreja santa e gloriosa (Ef 5:26-27).

HEBREUS 10;22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.

I CORÍNTIOS 5:7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

EFÉSIOS 5:26-27 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

         (7) TUDO QUE PEDIR A JESUS SERÁ FEITO

JOÃO 15:7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

         O segredo para que Deus venha nos abençoar e atender nossas petições é permanecer em Cristo. É um princípio bíblico que Jesus nos ensina que quanto mais perto o homem se aproxima de Jesus pela meditação, estudo e obediência das Escrituras, bem como a comunhão com Ele, tanto mais suas orações estarão em harmonia com a sua natureza e as suas palavras e, portanto mais eficazes serão essas orações. Jesus reforça isto em outros textos de quem permanecer Nele, amar e guardar os seus mandamentos, o que pedir Ele fará (Jo 14:13), Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando (Jo 15:14).

JOÃO 14:13-15 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

         (8) O DISCÍPULO DE JESUS DÁ MUITO FRUTO

JOÃO 15:8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

         Jesus exorta o cristão a produzir muito fruto, e que este fruto permaneça (Jo 15:16). Advertiu que os ramos infrutíferos seriam arrancados (Jo 15:2). Esse fruto é a justiça (Fl 1:11), o cristão deve ter o fruto para a santificação (Rm 6:22).  Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade (Ef 5:9). Outras características que vemos na Bíblia do fruto do Espírtio é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5:22). Boas obras também faz parte do fruto (Cl 1:10), louvar a Deus (Hb 13:15), evangelizar ou ganhar almas para o Reino de Deus (Pv 11:30; Jo 4:36). Todo o fruto deve tem que ser produzido (Jo 15:2), em numerosa quantidade (Jo 15:8) e constante (Jo 15:16).

JOÃO 15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

JOÃO 15:2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

FILIPENSES 1:11 Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

ROMANOS 6:22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

COLOSSENSES 1:10 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;

HEBREUS 13:15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

PROVÉRBIOS 11:30 O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.

JOÃO 4:36 E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.

         (9-10) QUEM GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS, PERMANECE NO SEU AMOR

JOÃO 15:9-10 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

         Deus amou Jesus e a humanidade, assim como Jesus nos amou também, entregando a si mesmo por nós. O maior exemplo disto: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16). Jesus deixou dois grandes mandamentos, o primeiro: ... Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento (Mt 22:37). O segundo mandamento é: ... Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 22:37).

         A obediência aos mandamentos bíblicos é o padrão que Jesus estabeleceu para nós, assim como Ele foi obediente ao Pai (Jo 15:10). Jesus não fazia sua vontade, mas a vontade do seu Pai (Jo 8:42; Jo 5:30; Jo 6:38). Jesus nos deixou o exemplo, disse as palavras do Pai e não as suas próprias (Jo 8:28; Jo 14:10). Se obedecermos como ele obedeceu, nós sacrificamos nossos próprios modos e idéias e nos submetemos completamente ao que o Pai escolheu.

JOÃO 8:42 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

JOÃO 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

JOÃO 6:38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

JOÃO 8:28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.

JOÃO 14:10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

         (11-15) GOZO COMPLETO É PERMANECER EM JESUS

JOÃO 15:11-15 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

         Se o gozo de Jesus permenecer em nós, teremos um gozo completo. Como já supracitado, devemos amar uns aos outros, inclusive os inimigos (Mt 5:44), assim como Jesus sem merecermos, nos amou. E o maior amor que se tem é dar a vida pelo próximo ou amigo, assim como Jesus fez. Se quisermos ser amigos de Jesus, devemos fazer o que Ele manda, descrito nas Escrituras Sagradas (Jo 14:21, 23).

MATEUS 5:44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

JOÃO 14:21, 23 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. ... 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

         (16-17) O FRUTO DEVE PERMANECER EM NÓS

JOÃO 15:16-17 16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

         O fruto, como já exemplificado anteriormente neste estudo, deve permanecer nos servos de Deus, assim o Pai concederá e abençoará nossas petições.

         (18-27) O MUNDO ODEIA O CRISTÃO, ASSIM COMO ODIOU E ODEIA JESUS

JOÃO 15:18-27 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. 23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. 24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. 25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. 26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. 27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.

         Estes versículos afirmam o que ainda acontece hoje, muitos odiaram os cristãos no passado e também Jesus Cristo, assim acontece no nossos dias. Mas Jesus nunca disse que isto acabaria, porque trevas não combina com luz (Mt 10:22; Mc 13:13; II Co 6:14). Só teremos paz em Jesus, no mundo será tribulação, o corrupção, mas Jesus venceu e nós venceremos se permaneceremos Nele (Jo 16:33).

MATEUS 10:22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

MARCOS 13:13 E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.

II CORÍNTIOS 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

JOÃO 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


         VOCABULÁRIO

Perseverante: que persevera; dedica.

FONTE: Presb. Jadiel Tonet - 30/03/2011 e 26/04/2011.