www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

O CRISTÃO PASSA POR PROVA, MAS DO SENHOR VEM A VITÓRIA.

 

SALMOS 30:5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

         PROVÉRBIOS 21:31 Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.

          INTRODUÇÃO

          Na Bíblia Sagrada, vemos em todas as histórias de profetas, sacerdotes, reis, pastores, obreiros, enfim, todos que são servos do Senhor Jesus passaram por provações e tribulações na sua caminhada na fé. Se olharmos para todos os servos de Deus, não há um se quer que viveu do início ao fim de sua fé aqui nesta terra sem passar por lutas e provações, com exceção claro, daqueles que aceitaram Jesus e morreram logo em seguida, como o ladrão da cruz. Como dito nos versículos anteriores, o choro, a provação, a tristeza ou a tribulação na vida do cristão é momentânea, em seguida vem a vitória e alegria do Senhor.

          O SOCORRO DO CRISTÃO VEM DE DEUS

          Muitas pessoas buscam várias meios e soluções para o seus problemas, para preencher o vazio ou tribulação que passa em suas vidas. Uns buscam solucionar seu problema através de vícios, como bebida alcoólica, ou cigarro, ou maconha, cocaína e por aí vai, outros procuram solucionar seus problemas através do suicídio, outros procuram a solução do seu problema através do mundo, do pecado ou mesmo de satanás. Todos os seres humanos passam por lutas, problemas e cada um dos seres humanos tem seus "meios" para resolver seus problemas. Mas as Escrituras Sagradas é clara em dizer que aquele que não busca a solução no Senhor Jesus, não terá a solução verdadeira, será frustrado, receberá um mal ainda maior, momentaneamente parecerá que resolveu seu problemas, mas acarretará e atrairá outros para si (Is 31:1, 3).

          ISAÍAS 31:1, 3 AI dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR. ... 3 Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne, e não espírito; e quando o SENHOR estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.

          Em outras palavras, este texto de Isaías significa que o juízo e ira de Deus são atraídos sobre aqueles que buscam a solução no Egito, que significa para nós cristãos o mundo. Veja que o texto diz "Ai", quer dizer juízo de Deus. Inclui não só as drogas como solucionador dos problemas, mas pensam que pela força do braço, carros, cavalos, enfim todo e qualquer meio do mundo poderá achar a solução de suas vidas (I Pe 1:6-9).

          I PEDRO 1:6-9 6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

          Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós (Mt 5:10-12). O servo de Deus é bem-aventurado, ou feliz por ser perseguido ou provado, pois isto trará uma firmeza e solidificação da fé e por fim, salvação e galardões lá no céu. Na tribulação devemos ser pacientes e perseverarmos na oração (Rm 12:12), pois a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5:16b). Depois da provação, se perseverarmos na oração e na fé, Ele nos fortalecerá (I Pe 5:10).

          ROMANOS 12:12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

I PEDRO 5:10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

          Jesus fala que o cristão deve permanecer até o fim para ser salvo: E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (Mt 10:22).

          A título de curiosidade e algo até profundo ao nosso conhecimento espiritual, o versículo que está no centro da Bíblia é o Salmo 118:8, que diz: É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem, isto é, resumidamente uns dos principais versículos da Bíblia que diz tudo, a melhor e única solução para tudo ao ser humano é Jesus, não adianta buscar outras fontes e meios. Há psicólogos, há médicos, há outros profissionais, não desmerecendo os mesmos, pois também são instrumentos de Deus, mas estes são limitados para solucionar os problemas físicos e da alma do homem, mas Jesus vai além destes profissionais, tanto é que Jesus é enfático* em dizer: Porque para Deus nada é impossível (Lc 1:37).

          EXEMPLOS DE SERVOS DE DEUS QUE FORAM PROVADOS

          Há na Palavra do Senhor do início ao fim exemplos de servos de Deus que foram provados, mas me aterei* há apenas alguns exemplos, porque senão ficaria muitíssimo longo este estudo.

         

         Lutas e provações

          Jó foi um patriarca justo e fiel a Deus. Vejamos que o livro já inicia dizendo isto:HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. (Jó 1:1). Jó tinha esposa, filhos e era rico, o mais rico do Oriente (Jó 1:2-3). O próprio Deus dá testemunho de que Jó era o mais íntegro, reto e temente a Deus diante dos homens (Jó 1:8). Satanás questiona a fidelidade de Jó e diz que é em conseqüência de sua vida de rico (Jó 1:9-10).

JÓ 1:2-3, 8  2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. ... 8 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. 9 Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? 10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

          Mas Deus permitiu que Jó perdesse todos os seus bens, enfim tudo até a família, só restando a vida (Jó 11-19).

JÓ 1:11-19 11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 12 E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. 13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, 14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; 15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. 17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, 19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

          Jó não desiste de Deus, mesmo que sua esposa peça para abandonar a Deus (Jó 2:9), ele persiste em ser fiel e íntegro (Jó 2:10). Por fim, no seu livro ele reconhece a soberania de Deus que pode todas as coisas, tanto a tirar, quanto a conceder (Jó 42:2). Até os amigos de Jó não foram fiéis a Deus (Jó 42:7).

JÓ 2:9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. 10 Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

JÓ 42:2,7 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. ... 7 Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.

         Vitórias

          Por fim, pela persistência do seu servo Jó, Deus muda o cativeiro e provação e passa a restituí-lo de tudo que perdeu, família, riqueza, além do mais, não recebeu a mesma quantidade que tinha de sua riqueza, mas recebeu de Deus o dobro (Jó 42:10).

JÓ 42:10, 12-13 10 E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. ... 12 E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. 13 Também teve sete filhos e três filhas.

          Jesus Cristo

          O nome mais importante da Bíblia. O filho de Deus, o Messias, o nosso Salvador e Senhor. Um homem perfeito que destituiu-se do seu poder de Deus para se tornar homem e ser salvador da humanidade. Jesus em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4:15).

HEBREUS 4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

          Lutas e provações

          Vimos em Hebreus e outros textos que Jesus foi perfeito, totalmente santo, sem pecado, mas mesmo assim os homens não o aceitaram como Senhor e Salvador na sua maioria e Ele foi perseguido, maltratado sem merecer, sem nada ter feito, foi provado porque? Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is 53:3-5). Jesus foi o mais provado e rejeitado entre os homens como dito em Isaías, mas vejamos nada Ele fez para merecer isto, somente pregou e viveu totalmente as verdades de Deus (II Co 5:21; I Pe 2:22).

II CORÍNTIOS 5:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

I PEDRO 2:22 O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.

          Jesus é, portanto, especialista em socorrer aqueles que são tentados (Hb 2:18; Sl 46:1). Pois através de Jesus somos mortificados na carne e vivificados no espírito (I Pe 3:18).

HEBREUS 2:18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

SALMO 46:1 DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

I PEDRO 3:18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

 

FONTE: Presb. Jadiel Tonet - 2010.