www.igrejacristafiladelfia.com

>>IMPRIMIR PÁGINA.

AS DUAS PORTAS E OS DOIS CAMINHOS.

 

As duas portas e os dois caminhos.

MATEUS 7:13-14 13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

         INTRODUÇÃO

          O Senhor Jesus usa dois termos figurados para explicar os dois caminhos que o homem segue na peregrinação aqui na terra. Uma é a porta larga e espaçoso caminho e a outra é a porta estreita ou o caminho estreito. Cada comparação desta com um significado espiritual valioso. Diante do exposto, há apenas dois caminhos para o homem seguir, o caminho do céu e o caminho do inferno. Não há purgatório ou outros caminhos, como citados por muitos.

         PORTA OU CAMINHO ESTREITO E PORTA OU CAMINHO LARGO

          A porta simboliza o local de passagem entre dois estados, é a entrada para as trevas ou para luz. A entrada para o inferno ou céu, isto, depende qual o homem escolher.

          Muitos dizem existir o purgatório ou até outros caminhos, mas as Escrituras Sagradas é enfática em dizer que só tem céu ou inferno, ou seja, dois caminhos (Dt 30:15; I Rs 18:21; II Pe 2:2, 15). Ou estamos em Jesus Cristo ou sem Jesus Cristo. Porque Jesus Cristo é o único caminho e porta para sermos salvos e irmos para o céu (Jo 14:6; I Tm 2:5). Só dois tipos de pessoas, as salvas e as não salvas.

DEUTERONÔMIO 30:15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

I REIS 18:21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

II PEDRO 2:2, 15 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. ...15 Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;

JOÃO 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

I TIMÓTEO 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

          Porta estreita

          Jesus assim chamou a entrada para o céu, como porta estreita (Dt 30:15). A Bíblia ainda diz: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão (Lc 13:24). A palavra porfiar significa se esforçar, insistir. O cristão, no entanto, deve persistir e ser fiel até o fim, para entrar pela porta estreita (Mt 10:22).

DEUTERONÔMIO 30:15 Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

LUCAS 13:24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.

MATEUS 10:22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

          Porta larga

          Este termo significa a entrada para o inferno, como porta larga, caminho largo e espaçoso (Mt 7:13). É o modo pecaminoso, egoístas, caminhos próprios do homem e não vivem conforme os mandamentos de Deus.

MATEUS 7:13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela

          O caminho da perdição, como relatado neste versículo é largo e espaçoso. Vejamos que é enfático* e esclarecedor o texto em afirmar que muitos entram por este caminho e espaçoso da idéia da facilidade e/ou a maioria do ser humano tem para seguir este caminho da perdição.

          OS DOIS CAMINHOS

          A Palavra de Deus diz que a nossa natureza carnal é caída, tendenciosa ao pecado, ao caminho do mal. Há uma luta entre carne e espírito (Gl 5:17). Portanto, se vivermos conforme nossos desejos, pensamentos (Is 55:7-8), conforme o mundo (I Jo 5:19; I Jo 5:4; I Jo 4:4-6), as culturas conforme o nosso meio, estaremos caminhando no caminho largo e por fim condenados ao inferno, daí  a necessidade de esforçarmos para lutar contra nossa vontade, nossa natureza e viver a vontade de Deus, conforme a Bíblia.

GÁLATAS 5:17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

ISAÍAS 55:7-8 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.

I JOÃO 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

I JOÃO 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

I JOÃO 4:4-6 4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

          Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher (Sl 25:12). Como uma pessoa pode ser liberto, purificada e santo, observando e obedecendo a Palavra do Senhor (Sl 119:9; I Sm 15:22). A Bíblia é um lâmpada, ou seja, é uma luz que vai alumiando e clareando nossa vida espiritual, para que enxergamos o que é de Deus e o que não é, nos orienta a seguir e ter consciência do caminho do céu e do inferno para que não venhamos ser supreendido (Sl 119:105).

SALMOS 119:9 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.

I SAMUEL 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

SALMOS 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

          A natureza dos caminhos corresponde à das portas. Entrar pela porta é uma questão de consciência, liberdade e escolha; e, depois disso, a vida, daí em diante, passa a ser moldada por tal escolha. Portanto, o pensamento de que é o destino que determina para onde iremos é errado, iremos na eternidade por uma escolha pessoal. A porta larga, leva a um caminho largo, a porta estreita, leva a um caminho estreito.

          Qual o caminho que leva ao céu? Qual o caminho que leva ao inferno?

          O caminho que leva o homem ao céu (caminho estreito), é Jesus Cristo (Jo 14:6; I Tm 2:5). Jesus é o único meio de homem chegar a Deus e viver no céu, não há outro, não é por méritos humanos (At 4:12; Ef 2:8-9). Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus (Jo 3:18).

JOÃO 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

I TIMÓTEO 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

ATOS 4:12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

EFÉSIOS 2:8-9 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

          Já, o caminho que leva o homem ao inferno, a perdição, é o viver da maioria da humanidade, conforme a vontade própria e não de Deus, desejos egoístas, viver conforme o mundo, o pecado, as culturas e por aí vai.

 

          VOCABULÁRIO

Enfático: em que há ênfase.

 

Fonte: Presb. Jadiel Tonet - 22 e 23 de julho de 2010.

.

 

FONTE: Presbítero Jadiel Tonet - 16 e 17 de julho de 2010.